quinta-feira, setembro 10, 2009

quarta-feira, setembro 09, 2009

Uma questão de transparência...

Costumam por aí dizer que a política deve ser "transparente".
Será por isso que um original vandalizador de propaganda eleitoral, resolveu fazer o recorte que a minha foto documenta?
Assim, o menos que se poderá dizer deste candidato é que é um político tão "transparente" que se pode ver para além da sua cara.
Já agora: o nome do homem não vos é estranho, pois não?
Sim, é mesmo esse, o que foi corrido da DREN por ter dito uma graçola a propósito da "licenciatura na hora" do nosso Primeiro.

terça-feira, setembro 08, 2009

Para valer?

Em Matosinhos, quem for apanhado a cuspir para o chão na via pública fica sujeito a pagar uma multa entre 45 a 4500 euros.


São, obviamente, de aplaudir medidas como esta.
Assim como punir os donos dos cãezinhos que deixam os seus "caracóis" em tudo quando é passeio ou jardim.



Mas eu pergunto: estas leis são mesmo para cumprir ou aparecem apenas "para a fotografia"?
Já viram muita gente a cuspir, alarvemente, para o chão. Mas já viram alguém ser multado por isso?
Já viram muitos cães a deixarem o cócózinho no chão. Já viram algum dos seus donos a ser multado por tal facto?

segunda-feira, setembro 07, 2009

"Horas de limpeza"...

Como muita gente sabe, na maioria das escolas há falta de pessoal auxiliar.
Porque, de há muito, a abertura de quadros não compensa quer as saídas por aposentação ou falecimento ou mesmo, em alguns casos, o aumento da população escolar.
Para "disfarçar" os casos mais gritantes de carências deste tipo, o Ministério de Educação inventou uma solução chamada "horas de limpeza". E isto não é de agora, pois já se passa há largos anos.Eu próprio, como presidente do órgão executivo da escola onde trabalhava, tive de "mendigar" a atribuição dessas horas, para tapar "furos".
No entanto, não se pense, dada a designação, que estas horas se destinam exclusivamente a serviços de limpeza.
Os funcionários admitidos neste regime (sempre em situações de curta duração) podem fazer de tudo um pouco. Designadamente desempenhar funções de responsabilidade, tais como trabalhar na portaria da escola ou acompanhar alunos com Necessidades Educativas Especiais(NEE).
E, para quem não sabe, o pagamento que o estado concede a quem se dispõe a aceitar estes serviços (e há sempre candidatos) é de...3 euros por hora.
Para que fique devidamente comprovado o que digo, aqui vos apresento um exemplo de um concurso que uma escola abriu um destes dias para dois contratos deste tipo.
Assim vai o reino da Educação em Portugal.