sábado, abril 23, 2005

COMEÇOU A VOTAÇÃO PARA A PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE

De acordo com as explicações dadas no post anterior, vamos começar a votar para escolher a personagem portuguesa mais importante de todos os tempos.
Recolhi junto dos visitantes deste espaço, sugestões sobre nomes a incluir na lista. De entre as propostas, fiz a minha selecção. Necessariamente fica incompleta.
Tendo em conta, igualmente, conselhos de alguns dos amigos que colaboraram, decidi subdividir a consulta em três seccções.
Começarei pela política, no seu sentido mais lato. Na lista não se incluem nomes que, de algum modo, possam estar ainda envolvidos na chamada "vida política activa".
Vamos, então, durante duas semanas, ter disponível a caixa de votos.
Esta sondagem não pretende ter qualquer ambição especial que não seja a simples indicação das preferências dos visitantes do PECISCAS.
Espero, por isso, que não se lhe atribua qualquer outro significado.

sexta-feira, abril 22, 2005

A PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE

Em França, há tempos, procedeu-se, por votação aberta aos cidadãos, à escolha da personagem mais importante de todos os tempos da história daquele país. O mais citado foi o General De Gaulle. Outros nomes bastante votados. Piaff, Bourvil, Marie Curie, Victor Hugo, Louis XIV, Moliére...
Lembrei-me de fazer algo do género, embora, como é óbvio, à escala pequenina deste blog.
Assim, numa primeira fase, venho pedir a colaboração de todos os amigos e amigas que por aqui passam, no sentido de me sugerirem nomes que possam integrar uma lista de vultos da nossa história, mais longínqua ou mais recente. Artistas, políticos, desportistas,cientistas, ...
Depois, seleccionarei, de acordo com a minha subjectividade, uma dezena desses nomes, e colocarei a listagem à apreciação dos meus leitores. Só para ver no que dá...
Durante alguns dias, não publicarei mais nenhum post, para que os visitantes do PECISCAS possam aqui deixar, na caixa de comentários, as suas sugestões.
Desde já agradeço a colaboração.

quarta-feira, abril 20, 2005

MORREU O EDGAR CORREIA - PERDI UM AMIGO!

Image hosted by Photobucket.com
Acabo de saber, num blog por onde passei, que morreu o ex- dirigente do PCP Edgar Correia.
Fiquei como se desabasse sobre mim um bloco com toneladas de peso.
Conheci o Edgar no Liceu de Vila Real, mas só viria a fazer amizade com ele, na Faculdade de Ciências do Porto, onde, muito jovem, era já um dos principais dirigentes do movimento associativo estudantil. Participámos em muitas lutas, nesses tempos difíceis.
Já aí o Edgar se distinguia pela inteligência, pela cultura, pela coerência, quase implacável dos seus princípios.
Homem de uma honestidade invulgar, haveria de ingressar na militância política clandestina,muito cedo, parecendo sempre seguir um caminho de uma certa ortodoxia.
A vida afastou-nos de um convívio mais estreito, mas fui acompanhando, de longe, o seu percurso político.
Ele, que tinha tudo para ter uma vida confortável e uma carreira profissional de sucesso ( era oriundo de uma família de classe média alta) de tudo abdicou, para seguir um caminho que só lhe traria riscos físicos, desconforto.
Mas era, repito, um homem de princípios.
Quando começou a entrar em rota de colisão com a direcção do PCP, a princípio fiquei algo surpreendido. Mas logo compreendi que a forte honestidade intlectual do Edgar, só o poderia conduzir a essa atitude.
Foi profundamente maltratado por essa direcção, que continua cega para determinadas realidades, sem pensar que se os tempos são compostos de mudança, os partidos não podem estagnar.
Hoje, ao fim deste dia cinzento, recebo uma notícia que me mordeu como um soco. Mesmo já não tendo contacto directo com ele há bastantes anos.
É sempre terrível ver partir uma amigo que foi uma referência numa parte importante da nossa vida.
O Edgar, vai fazer muita falta!

segunda-feira, abril 18, 2005

QUADRA GEOMÉTRICA

Estavas tão tétrica,
tão meditabunda,
que eu medi-te a bunda
com uma fita métrica!

(veio do Brasil e já tem uns anitos...)

domingo, abril 17, 2005

NICKVOTOS - APURADOS OS DOIS ÚLTIMOS FINALISTAS

Chegou ao fim a 5ª e última ronda do NickVotos, para apuramento dos dois últimos finalistas.
Os resultados foram os seguintes:
  • Vencedor - O Vizinho com 30,6% (63)
  • 2º lugar - Lique com 16,5% (34)

Em terceiro lugar, todos os outros.

Os dois primeiros, como sempre, passarão, então à final.

Assim, temos já definidos os dez finalistas, nicks de peso, que prometem uma luta cerrada para a eleição do NICK DO ANO,que decorrerá lá mais para diante.

Os dez apurados, vão ter tempo para carregar baterias, definir estratégias de campanha, nomear comissões de apoio, etc.

Aguardemos esse momento alto da blogosfera!