sexta-feira, dezembro 31, 2004

A PECISCA DE 2005

Desde já, aqui fica um desafio : vamos coleccionar, durante o ano que vai começar dentro de 4 horas, as peciscas mais interessantes, que forem surgindo, oriundas dos mais variados pecisqueiros.
Depois, elegeremos, dentro de um top ten perfeitamente discricionário, a melhor do ano.
Assim os pecisqueiros nos ajudem !

PECISCAS ?

Aqui há muitos anos, alguém se lembrou de criar uma palavra, conforme poderia, muito bem, ter criado um dispositivo para coçar as costas, ou outra coisa qualquer.
E lembrou-se de PECISCAS.
Era uma palavra com um som interessante e com certo ar trocista que agradava ao ouvido.
Ficou!
Só faltava criar-lhe um significado...
E ele apareceu, quase sem se dar por isso.
Um dia, estava um sujeito a falar em público, a perorar sobre já não sei que assunto, quando saíu um comentário :"Lá está este a arrear umas peciscas!".
A partir daí, enquanto foi moda, sempre que se queria dizer que alguém estava a ditar sentenças avulsas ou a emitir opiniões sem grande ambição, dizia-se que se tratava de "umas peciscas".
Entretanto, como muitas outras coisas, o termo foi caindo em desuso, até porque teve a sua origem num meio muito limitado de jovens estudantes.
Mais tarde, esta palavra haveria de ter uma certa reinvenção quando o Hernâni Gonçalves começou a falar em "bitaites".
No momento em que entro neste mundo novo da blogosfera, a palavra voltou-me, depois de todos estes anos guardada no sótão. E voltou, porque me pareceu apropriada.
Porque, por aqui, vão, de vez em quando, aparecer umas PECISCAS. Mais ou menos sérias, mais ou menos pretenciosas.