ESTA FIRMA FOI FUNDADA EM 31-12-2004.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Uma decoração viva

foto Peciscas
Acho que já vos disse que, actualmente, não tenho nenhum animal doméstico. Mas sou diariamente visitado por alguns bichanos que, usando do conhecido espírito de independência bem própria destes animais, não reconhecem muros, portas ou outras quaisquer barreiras.
Um destes dias, ao chegar a casa, deparei-me com destes "amigos" que achou por bem quebrar a eventual monotonia da fachada, postando-se no pilar, mesmo acima do número da minha porta.
Achou que ficaria bem ali.
Há quem ponha leões, águias, cães, dragões, de louça, de metal...
Mas, naquele dia, àquela hora, eu podia dar-me ao luxo de ter um elemento decorativo vivo, animado e imponente.
Fotografei, para que conste em memória futura.
E pronto... Já ficam a saber que moro no nº 31...

Etiquetas: ,

terça-feira, novembro 10, 2009

Tutear é pecado...

Li, por acaso, um destes dias, uma citação de um excerto de uma entrevista dada por uma tal senhora Bobone, que ganha a sua vida a fofocar sobre o chamado jet-set e a arengar sobre regras de etiqueta. Como se vê, é uma senhora cujo labor é mesmo indispensável à nossa felicidade colectiva.
E ssa frase da senhora diz:
- Acho um horror os filhos tratarem os pais por tu. Tira o respeito. O respeito dá jeito.
Esta afirmação, poderosa e definitiva, cilindrou-me e abateu-me por completo. Desde que a li, já não posso ser o mesmo.
É que dei conta de que vivi anos e anos no horror de tratar os meus pais por tu.
E que, ainda hoje, persisto no culto desse horror. Porque o meu filho trata a mãe e o pai por tu. E trata os avós, tios e demais familía também desse modo horroroso.
Finalmente, após tantos anos de vida, dei conta da verdadeira razão que explica tanta falta de respeito que navega neste mundo.
Afinal, o pecado original está nesse pecaminoso tutear que algumas famílias devassas continuam a alimentar.
Bobone dixit.

Etiquetas: , ,

terça-feira, outubro 27, 2009

Propenso a las desgracias ou "a fechar mal a mala?"

foto Peciscas

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 21, 2009

Ele há cada uma!...

Encontrei esta declaração, um destes dias, no JN.
Tudo leva a crer que ela terá a ver com um qualquer processo de heranças.


Mas vejam bem que o "presumível" defunto José, feitas as contas, teria neste momento mais de ...143 anos.



Será que esta ideia saíu da cabeça dos "declarantes", de um sabedor advogado ou será mesmo uma obrigação da Justiça?


Seja como for, lá que é bizarro, lá isso é!...

Etiquetas:

terça-feira, outubro 13, 2009

Consolidar o...futuro?


Durante a recente campanha eleitoral, muitas foram as frases postas a circular. Mais ou menos bombásticas. Mais ou menos criativas. Mais ou menos bem escritas.
Uma delas, chamou-me particularmente a atenção.
Porque nos propõe um raciocínio profundo, de pendor filosófico. Ou, então, obriga-nos a percorrer complexos caminhos da Física.
Com efeito, será possível

"Consolidar o futuro?"

Se presumirmos que o futuro é algo que ainda não existe, será difícil que possa ser consolidado.
Ou será que o futuro é já palpável e, por isso, pode-se agir sobre ele?
Ou, então, será que já existirá alguma teoria física que prevê a possibilidade de criar mecanismos de consolidação de qualquer coisa que existe num tempo que ainda "não é"?
Seja como for, duvido muito que o autor da frase se tenha preocupado minimamente com estas conjecturas.
Para mim, esta frase, usando terminologia algo rasteira, não foi mais do que "uma bojarda" que saíu, disparada mesmo sem apontar.

Etiquetas: ,

sexta-feira, outubro 02, 2009

O nome até era pomposo...

Brincadeira?
Já tinha passado algumas vezes por este local e julgava que aquele dístico pintado no muro, seria mais uma daquelas pichagens de teor mais ou menos humorístico que por aí abundam.

Mas um destes dias, parei mesmo e descobri que ali não há propriamente humor nenhum, mas simplesmente mais um daqueles negócios imobiliários em que as promessas não são cumpridas.
Aqueles tapumes e aqueles muros de blocos, seriam, supostamente, a imponente entrada de um condomínio privado. Com um nome bastante pomposo.
E o letreiro, em vez de pintado à mão, deveria, talvez, ser constituído por letras de metal dourado, cravadas numa bonita parede de granito.
Ou seja, os sonhos dos compradores dos andares ficaram a meio caminho da concretização.
O prédio existe, mas o que falta fazer também. Para além da entrada do condomínio, faltarão os equipamentos prometidos (pois o que se entrevê para lá dos tapumes é só mato) e mesmo as aberturas das garagens mostram que, por ali, a obra não acabou.

De passagem, pode-se apreciar a qualidade da construção, com o edifício, ainda recente, já a mostrar claros sinais de degradação.
Enfim, mais um exemplo de como há cidadãos que continuam a ser enganados, com falinhas mansas e muita impunidade.





Etiquetas: ,

sexta-feira, setembro 18, 2009

Um novo concurso?

Esta é uma das vias mais movimentadas de Gondomar.
Por ali passam, diariamente, milhares de automóveis.
Existam diversas placas a definir o limite de velocidade máxima em 50 km/h.
Mas, quem o respeita?
Penso mesmo que, naquele local, está aberto um concurso chamado "Quem é capaz de acertar no poste?"
De facto, percorrendo aquela zona, são diversos os vestígios de hábeis condutores que conseguiram mesmo a façanha de irem fazer uma festinha, mais ou menos amorosa, a um dos muitos candeeeiros que iluminam a via.
Podem crer que não há semana em que um novo exemplar (ou mais)não venha acrescentar-se à vasta colecção de postes amassados, empenados, estropeados.
Sem contar com os muitos que já foram substituídos ou reparados.
Aqui vos deixo uns quantos exemplos.
Enfim, há por aí condutores que, pela sua perícia, bem mereceriam pilotar na Fórmula I (reparem que usei a letra I- de ... escolham vocês o epíteto...)
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 15, 2009

Ainda a cuspidela...

Há dias, falando da acção do Município de Matosinhos penalizando os que cospem para o chão, dei conta de um comentário da Wind, referindo-se ao hábito, bem patente por exemplo em transmissões televisivas, de os jogadores de futebol cuspirem, frequente e copiosamente para o terreno.
E isso fez-me recordar um episódio acontecidos há alguns anos.
Eu era, ao tempo, responsável pela gestão do pavilhão gimnodesportivo da escola onde trabalhava, no tocante à sua cedência a colectividades desportivas da zona em horário pós-escolar.Certa vez, reunindo com essas colectividades, chamei a atenção aos respectivos dirigentes, para o facto de as paredes do pavilhão estarem largamente conspurcadas por cuspidelas dos jogadores que utilizavam esse espaço.
Todos os responsáveis presentes na reunião estavam de acordo na necessidade de se travarem esses hábitos anti-higiénicos dos seus atletas, ainda para mais, por decorrerem num recinto fechado.
Todos, menos um.
Para enorme surpresa minha, pediu a palavra e disse algo como:
-Ó professor. O senhor tem de entender que deixar de cuspir as paredes é impossível.
Perante o meu ar boquiaberto, acrescentou:
-Sabe que um jogador de futebol tem de cuspir!
Enfim! Pelos vistos eu não sabia que cuspir para as paredes faz parte das regras do jogo...

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 11, 2009

Enigma?

foto Peciscas ou serão influências de um dos modos japoneses de escrever?

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 10, 2009

Lotação esgotada?

foto Peciscas No meio desta "selva" ainda sobrará espaço para mais um cartaz, mais uma placa ?

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 01, 2009

Em desespero de causa...

Leio numa revista:
" O espanhol Gerardo Ruiz Gómez entregou o filho de 10 anos numa esquadra de Egilés, em Navarra, para as autoridades o educarem. O pai desesperou, segundo conta o Diario de Navarra, após o rapaz ter sido expulso da escola, por ter insultado um professor e agredido um colega.Achou que nada podia fazer, até porque, em 2006 fora interpelado pela polícia e multado em 135 euros por ter dado em público uma par de bofetadas ao filho. Agora está de novo a contas com a justiça: por ter deixado o filho na esquadra é acusado de desobediência e abandono da criança."
Este caso pode ser caracterizado como insólito.
Mas, durante a minha carreira de professor, quantas vezes me confrontei com encarregados de educação com comportamentos afins?
Mais do que muitas...
Do género:
-Já não sei que fazer ao rapaz... Senhor professor, dê-lhe nas orelhas! Dê-lhe forte que não consigo fazer nada dele.
Mas nunca passei por nenhum caso de entrega do pimpolho na esquadra mais próxima...

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 19, 2009

Saber ler ?

Muitas vezes se fala na crescente incapacidade dos nossos jovens estudantes, face à leitura.
À leitura no sentido clássico do termo, ou seja à descodificação do sentido de conjuntos de letras, de frases...
Mas, o que é certo é que a sociedade em que vivemos, cada vez menos nos dispensa dessa necessidade de ler.
Vejam aqui mais um exemplo.
Dantes, as palavras "Entrada" e "Saída", informavam os passageiros dos caminhos a seguir para se utilizar o autocarro.
Agora há símbolos, mais ou menos explícitos, para que não seja preciso apreender o significado das palavras.
Ou seja, parece que, afinal, a capacidade de interpretar linguagem gráfica parece ser mais importante do que a capacidade de ler palavras.
E, depois, espantamo-nos com os resultados que vemos por aí...
foto Peciscas
foto Peciscas

Etiquetas: , ,

segunda-feira, agosto 17, 2009

Bem prega Frei Tomás...

Na passada semana tive de ir ao meu Centro de Saúde.
Passei bastante tempo na sala de espera, aguardando a vez de ser atendido.
Entretanto, fui consultando a variada documentação afixada.
Como é óbvio, chamou-me particularmente a atenção a que se referia à gripe A.
Entre diversas informações, o já conhecido alerta: LAVE FREQUENTEMENTE AS MÃOS!
E o cartaz com instruções para o correcto exercício desse elementar preceito de higiene era detalhado. Como ensaboar as mãos, que movimentos fazer, quanto tempo demorar.
Porque estava num local onde é mais provável a existência de"materiais contaminadores", decidi passar pelas instalações sanitárias, para lavar as ditas extremidades.
Surpresa...
Dos aparelhos que deveriam fornecer-nos o sabão líquido necessário à operação, não escorreu nem uma gota. Experimentei várias vezes e nada...
Pensando que seria uma quebra ocasional nas isntalações masculinas, perguntei à cara-metade, que estava comigo, se na parte das mulheres a situação era melhor. Pois não! Lá também não havia sabão.
E o que é certo é que, minutos antes, a empregada que tem a seu cargo a conservação das referidas instalações, tinha andado por lá.
Moral da história:
- Em casa de ferreiro, espeto de pau.
-Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
E muitos outros ditados populares poderiam ser aplicados a esta insólita situação.

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 05, 2009

Irritante...

foto Peciscas Falei-vos. no último fim de semana, nos espectáculos de ópera que a Câmara de Valongo promove.
No passado sábado, lá fui, assistir à edição 2009 que, desta vez não foi ao ar livre, dada a instabilidade do tempo.
Foi um excelente espectáculo, que correu muito bem, à excepção do momento em que, no meio da interpretação de uma ária, se ouve na sala,sobrepondo-se à orquestra, o irritante e insistente toque de um telemóvel. Ainda por cima fazendo soar uma daquelas musiquinhas arrevesadas que o utente da maquineta acha, certamente, muito bonitas...
Imediatamente o maestro suspendeu o concerto, ficando ele, os músicos e os cantores, imóveis, durante largos segundos.
Não sei se, para o(a) utente do telemóvel, o acontecimento serviu de lição. Mas não serviu, certamente, para outro(a) espectador(a) que, mais adiante, recebeu um toque a acusar entrada de mensagem.
Bolas! Desliguem lá essas coisas e consigam passar um tempinho sem esses "cordões umbilicais tecnológicos " que parece que já fazerem parte do nosso organismo...

Etiquetas: , ,

quarta-feira, julho 29, 2009

Soluções...

Numa das minhas caminhadas reparei numa ramada em que um numeroso bando de chilreantes pardais pousava. Pelo que me pareceu, as irrequietas aves, procuravam debicar folhas, rebentos ou mesmo os cachos ainda em formação nesta época do ano.
Será difícil ver alguns desses passarinhos, mas, se clicares na imagem para a ampliar e espreitares para o interior daquelas marcas vermelhas, talvez os descortines.

foto Peciscas Passados uns metros, confirmei que, afinal, por aquelas bandas, os pardais estão mesmo a ameaçar as videiras.
No entanto, como, para tudo (ou quase) há solução, o dono de uma outra pequena ramada, resolveu, enfiar uma touca na folhagem e assim, presume-se terá impedido a pardalada de atacar as suas preciosas uvas...

foto Peciscas

Etiquetas: ,

sexta-feira, julho 24, 2009

A crise passa-me ao lado...

Como a crise não toca a todos e porque achei que era altura de investir numa certa qualidade de vida, eis a minha última aquisição.
Com este barquito vou poder aventurar-me por esses oceanos fora, revivendo as façanhas dos nossos antepassados nevegadores.
foto Peciscas Mas, como uma coisa destas não se traz propriamente debaixo do braço, tive de também de me equipar com o respectivo meio de transporte que me permitirá levar a embarcação para onde quiser.

foto PeciscasNão adianta ficarem por aí a roer-se de inveja.
Isto é só para quem pode...

Etiquetas: , ,

terça-feira, julho 14, 2009

Adivinhem quem foi que disse

Um destes dias, numa escola aqui da zona, realizou-se uma festa de encerramento de actividades onde, ao mesmo tempo, se vendiam produtos confeccionados por encarregados de educação.
Às tantas, apareceu por lá o "senhor destas arábias" bem conhecido pela sua estatura pouco avantajada, compensada pelo vozear tronitroante e pelo palavrão fácil.
Parou numa das barraquinhas, onde estavam bolos à venda.
Bem ao seu estilo, disparou logo:
- Vou comprar dez bolos!
Acrescentou:
-Mas vou provar um. Este! Quem o fez?
Alguém lhe indicou uma senhora, encarregada de educação, que ali estava, acompanhada do marido.
- Eh!Eh!Eh! Se o bolo for tão bom como quem o fez, deve ser uma delícia.
E rematou com esta tirada:
-Vou comer o bolo e até comia quem o fez!
Imaginem o que pode acontecer quando estes pequenos caciques se imaginam autorizados a dispararem qualquer bojarda que lhes passe pela cabeça.

Etiquetas: , ,

terça-feira, junho 16, 2009

Só duas estações

Dantes, havia por cá quatro estações, com características bem marcadas.
Actualmente, com o avanço da poluição, as condições climatéricas estão em acentuada mutação. Como é bem visível nos dias que correm.
De tal modo que, aqui em casa, já concluímos que, muito em breve, bastarão duas estações para caracterizar a metereologia.
E até já temos nome para essas duas estações.
Qualquer coisa como Outerno e Primerão.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, junho 10, 2009

Queres aprender a tirar uma cerveja?


Experimenta aqui


Se fores bem sucedido, o juri dirá : "Félicitations!".
Se não, poderás experimentar de novo ("rejouer").
Neste tempos de crise, poderá ser útil adquirirmos mais algumas competências...

Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 21, 2009

Mais uma

Para quem ainda não conheça, aqui vai mais uma pérola literária da inefável Directora Regional de Educação do Norte.
Desta vez, utilizou um estilo poético que ainda torna mais hilariante este chorrilho de calinadas.
Ora vejam parte do mail que a senhora enviou às escolas quando está a atingir o quarto ano de mandato (ufff!!).
Só transcrevi uma parte, deixando de lado um poema da Fiama Hasse Pais Brandão que a Senhora Directora teve a desfaçatez de misturar com o seu "português" de refugo. A qualidade da obra da Fiama e o respeito à sua memória merecem que a aparte destas coisas tenebrosas.
Assunto: 4 ANOS DE MANDATO

Caras e caros colegas
Faz hoje 4 Anos.
Tem dias que parece que o tempo se emaranhou nas coisas e nas pessoas.
Tem outros dias em que tudo parece ter ocorrido ontem.
Contudo há algo que o tempo tem os limites certos:
-Foram quatro anos bons de amizade, de solidariedade e de prazer de poder contar com o vosso profissionalismo e apoio.
Em nome da Direcção o nosso muito obrigado.Margarida Moreira”
Quando é que a senhora perceberá que, antes de enviar estas coisas às escolas, deveria submeter-se à "censura prévia" de quem domine minimamente as artes de escrever em português?

Etiquetas: , ,