sexta-feira, abril 07, 2006

Rio Tinto

foto Peciscas
Ainda um destes dias hei-de falar-vos, com um pouco mais de vagar, sobre os belos azulejos da estação ferroviária de Rio Tinto .
No tempo em que a então CP (hoje REFER) tinha orgulho nas suas estações, havia até concursos para distinguir as mais cuidadas. Eram promovidos pelo SNI (para quem não saiba, era o secretariado para a propaganda do regime salazarista).
Esta estação ganhou o prémio em 1943 e ainda ostenta o respectivo galardão:

foto Peciscas Hoje, após algumas obras algo apressadas, a estação está, quanto a mim, bastante descaracterizada e os referidos azulejos estão quase escondidos por painés acrílicos, anónimos e frios. Tive de fazer algumas acrobacias, para os conseguir fotografar.
foto Peciscas Esperemos que não apareça por aí um arquitecto "iluminado" que se lembre de dizer que aquela tralha azul está a mais e retire este património insubstituível.

Para já, há que notar que, existem "mentes brilhantes" que não perdem a oportunidade de deixarem a sua assinatura quando encontram uma parede branca. E, o resultado, como se vê, está ao nível daquilo que unicamente cabe nos seus diminutos cérebros...

foto Peciscas

quinta-feira, abril 06, 2006

Marchar Marchar


Após alguns anos de adiamento, recentemente fui levado a aderir à proposta que alguns doutores e doutoras de bata branca já me tinham convictamente apresentado. Ou seja, agora sou um marchista diário.
A pé, é claro, em passo mais ou menos acelerado, lá vou eu, a dar aos calcantes.
E o que é certo é que, diariamente, se vê cada vez mais gente a fazer o mesmo.
Designadamente, em locais que vão aparecendo por aí, preparados pelas autarquias, para que seja mais cómodo ou fácil o "passeio".
Esta "pista" que vos mostro, tem cerca de 2 km de comprimento e fica junto à chamada "Avenida da Conduta" em Gondomar. O único senão é ficar ao lado de uma via com bastante movimento, com a consequente poluição agregada (ali há um limite de velocidade de 50km/h que, está-se mesmo a ver, poucos respeitam).
Todos os dias passam por ali centenas de pedestres, das mais variadas idades.
Os muitos ginásios que andam por aí a facturar é que não apreciarão muito estas vias, disponíveis e...gratuitas.

quarta-feira, abril 05, 2006

SIMPLEX

Depois de o Governo ter anunciado o já célebre "Programa Simplex", resolvi fazer uma pesquisa de imagens relacionadas com o termo.
Os resultados foram deveras curiosos.
Entre as centenas de imagens que me apareceram seleccionei algumas que compartilho convosco.
Por vezes, elas sugerem conotações quase imediatas...








E, se este programa for tão linear e simples como o modelo seguinte sugere, o nó vai ser difícil de desatar...