sexta-feira, junho 01, 2007

Post sonoro 4

endereço para o envio de faixas gravadas:
peciscas@gmail.com

para eventual ajuda técnica, clicar na imagem "posts sonoros" ali na barra lateral


essencial ligar as colunas e regular o som

quinta-feira, maio 31, 2007

Para a gravação de posts sonoros

Se necessário, clicar para ampliar as imagens

Dado que alguns amigos e amigas têm manifestado dúvidas acerca do modo de proceder para gravar posts sonoros, aqui estou, dentro das minhas limitações, a tentar ajudar.

1 - Partindo do princípio de que o computador tem placa de som, o primeiro passo é clicar no menu "Iniciar" e, logo aí ou acedendo a "todos os programas" -"acessórios"-entretenimento", descobrir o ícone que tem a forma de um altifalante e clicar aí :

2 - Então irá aparecer no ambiente de trabalho, o dispositivo "gravador de audio" que será a peça fundamental.
Nessa altura deve-se ligar o microfone na entrada respectiva do computador (no painel frontal ou na parte de trás). Há por aí microfones por 4 ou 5 euros (até nas lojas chinesas).
Para experimentar, carregar no botão vermelho e falar. Em princípio, aquela linha verde que está no meio, deverá vibrar com a nossa voz.

Para ouvir, clicar no triângulo do meio. Para parar, clicar no rectângulo. Se nada se ouvir, ou se o som estiver muito baixo, clicar em "efeitos" e depois clicar em "aumentar o volume em 25%", as vezes que forem necessárias, até o volume ficar aceitável.
Quando tudo estiver regulado, deslocar (com o rato) o cursor do gravador até ao início e, clicando em "editar", clicar depois em "eliminar depois da posição actual". Aparece uma caixa onde se clica em "sim". Deste modo apaga-se o som da experiência inicial.
Em seguida, grava-se o que se pretende. Repare-se que, de cada vez, podemos gravar 60 segundos. Mas se pretendermos ir mais longe, não há problema, pois clicando novamente no botão vermelho, abre mais um espaço de 6o segundos.E podemos sempre parar e cortar o que está mal e voltar atrás, até ficar como queremos.
Chegando ao fim, é preciso guardar o ficheiro de som.Para isso, acede-se a "ficheiro" e "guardar como" e procede-se do modo habitual. À medida que se toma contacto com este dispositivo, vê-se que se podem inserir ficheiros que já tenhamos guardados, misturar e por aí fora.
Quando o ficheiro estiver guardado, se quiseres, envia-o para o meu endereço electrónico, que eu trato do resto.

3 - Entretanto, se as coisas não estiverem a funcionar muito bem, poderá ser necessário fazer algumas regulações.
Experimente-se o que se segue.
Clicar em "iniciar"e em "painel de controlo". Depois, em "sons e dispositivos" (assinalado com o tal altifalante"). Vai aparecer uma janela intitulada"propriedades de sons e dispositivos de audio". Aí, clicar (em cima) na aba "voz" e depois (em baixo), em "volume":

4 - Vai aparecer uma nova janela"controlo de gravação". Pôr um visto em seleccionar e, então, com o rato, mover o cursor do volume do microfone para cima. Depois, sair e ok e voltar a experimentar usar o gravador de audio, para ver se já está melhor.Seguir, então os procedimentos descritos em 2.

5 - No meu caso, mesmo depois disto tudo, tinha um volume de gravação algo baixo. Então, fiz o que se segue e resolvi o problema. Seguindo o caminho descrito em 4, cliquei em "avançadas" debaixo do microfone. Surge nova janela"controlos avançados para microfone". Aí coloquei um visto em "2 aumentar microfone" (já lá deve estar o visto em 1). Depois fechei tudo e ok, e a coisa funcionou...
É claro que isto, à primeira vista poderá parecer muito complicado, mas, de facto, não é. Uma questão de experimentar.
Se ainda subsistir alguma dúvida, contacata-me através do e-mail:

peciscas@gmail.com

quarta-feira, maio 30, 2007

Memórias...

foto Peciscas
Tiveste o vigor e a pujança das coisas que nascem.
Em ti ecoaram dias de sol, brumas e frios.
Outonos cinzentos e secos estios.
Ouviste risos e prantos, mágoas e espantos.
Por ti passou a força indomável das águas.
Que foram força que moeu o grão.
E dessa força se fez pão.
Agora, pouco a pouco, vais-te perdendo na névoa.
Sepultada nos braços de uma outra vida
que se alimenta do teu lento definhar.
E vai-te abraçando .
Nesse amplexo sem trégua, sufocando
os últimos traços em que ainda permanecia aquilo que eras.
Em breve, que restará de ti?
Um volume?
Um espaço?
Uma mancha no horizonte?
Um lampejo fugaz?
Talvez apenas uma memória
que na memória se desfaz.

terça-feira, maio 29, 2007

Haja alguém que me explique...

Segundo uma notícia que ouvi por aí, os cinco maiores bancos a operar em Portugal, subiram, no primeiro trimestre deste ano, quase 22%, relativamente a igual período do ano passado.

Por outro lado, a Impresa (que detém, entre outras empresas, a SIC) deverá, em igual período, quintuplicar os lucros.

No que se refere à BRISA, esse aumento foi de 52%. E a GALP? Essa cresceu 80%, de Janeiro até Setembro.

Entretanto, a taxa de desemprego atingiu o maior valor dos últimos 21 anos (8,4%).

Entretanto, o poder de compra dos trabalhadores por conta de outrem registou em Portugal durante o ano passado a maior descida dos últimos 22 anos, calcula a Comissão Europeia.

Perante estes dados, haja alguém que me explique, a mim que, como Jesus Cristo, não percebo nada de finanças (apesar de ter uma pequena biblioteca,...), qual é o país que vale, quando nos dizem que a economia portuguesa está a melhorar: o país dos grandes grupos económicos ou o país das pessoas reais-de-todos-os dias?

Mas expliquem-me devagarinho, como se eu fosse uma criancinha de quatro anos, que nem sequer andou na pré-primária...

segunda-feira, maio 28, 2007

Haja tomates!


Esta amiga resolveu atribuir-me a presente distinção, que agradeço.
De acordo com a norma, "um Blog com Tomates é aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano". Cá por mim acrescento-lhe mais uma: a qualidade de ser solidário. E uma outra: a coragem de ter opiniões e estilo próprios.
Por isso, este par suplementar que agora me chega, vem trazer-me um acréscimo de responsabilidade.
Como sempre acontece nestas coisas, agora há que nomear mais cinco. É uma tarefa complicada, pois acabamos por deixar de fora muita gente que mereceria ser seleccionada.Por outro lado, há pessoal de quem já alguém se lembrou e que, por isso, não podemos repetir.
Salienta-se,entretanto, que se trata de blogs e não de pessoas. Se assim não fosse, o atribuir o troféu a mulheres, poderia ser considerado como uma atitude algo ofensiva, ao supor que só quem tem os pressupostos pendentes é que tem força, determinação e valentia...

Aqui ficam, então, cinco, que poderiam ser muitos mais:

Eduardo

Mushu

Zá Prisas Amaral

Lúcia

Finúrias

Se quiserem aceitar a distinção, é só afixar a imagem no eu blog e, por sua vez. passarem a mais cinco.