sexta-feira, junho 12, 2009

Tecnologias...

foto Peciscas Dispor de tecnologias mais ou menos modernas, é essencial ao nosso desenvolvimento, estou de acordo.
Mas possuí-las, mostrá-las, propagandeá-las, sem que disso resulte nenhum benefício evidente, é pouco mais do que inútil.
Posso falar deste sistema de rega que a imagem mostra que, a avaliar pelo estado das plantas, parece servir para tudo menos para ...regar.
Mas poderia falar de quadros interactivos, de computadores portáteis e por aí fora...

quarta-feira, junho 10, 2009

Queres aprender a tirar uma cerveja?


Experimenta aqui


Se fores bem sucedido, o juri dirá : "Félicitations!".
Se não, poderás experimentar de novo ("rejouer").
Neste tempos de crise, poderá ser útil adquirirmos mais algumas competências...

terça-feira, junho 09, 2009

Faits divers da noite eleitoral

Não vou falar dos resultados das eleições europeias, das suas implicações e das suas projecções no futuro, pois toda a gente fala dissso e o assunto já está mais que esgotado.
No entanto, anotei alguns acontecimentos menores (agora está na moda falar em "faits divers") que, de algum modo chamaram a minha atenção, durante as treansmissões televisivas.
1 - A entrada da Ministra da Educação, no Hotel Altis, de olhar faiscante, a empurrar os jornalistas, com um irritado "deixem-me passar"! De facto, aquela senhora, não tem mesmo nenhum jeito para ocupar um lugar de tanta exposição.
2 - A militante do BE, às tantas da noite, a comer uma sopinha, já que a fome não se compadece com maratonas eleitorais.
3 - Os jovens militantes da JSD, a acotovelarem-se atrás do seu candidato, no afã de aparecerem na televisão e a interromperem, a cada palavra, com slogans e cânticos, alguns deles não muito convenientes...
4 - O desfazer do cenário preparado pelo PS no Altis, transmitido em directo, ainda a noite "era uma criança".
5 - As lágrimas de Paulo Portas, que ficaram muito bem na fotografia e que bem podem render mais uns votos lá para Outubro.
A lista poderia ser mais extensa.
Se quiserem, podem acrescentar-lhe mais episódios...

segunda-feira, junho 08, 2009

Mestres e mestrados

Manoel de Oliveira, em entrevista à RTP, disse que não gostava que o tratassem por "Mestre".
"Serei sempre um aluno de cinema", afirmou.
Este atitude do grande cineasta, não pode ser considerada como traduzindo uma falsa modéstia. Com efeito, a sua já longa vida tem sido pautada pela procura incessante da excelência numa obra mundialmente reconhecida. E Oliveira nunca se dá por satisfeito com aquilo que já conseguiu. Aos 100 anos, considera que ainda lhe falta cumprir uma série considerável de projectos.
Que diferença a que separa este vulto da nossa cultura e tanta gente que por aí anda, a fazer questão de lhe acrescentarem ao nome o título de "Mestre"... "Mestre" de "Mestrado"...
Com as dificuldades de financiamento que as escolas de ensino superior estão a atravessar, o lançamento de cursos de pós-graduação, é uma solução para obterem proveitos.
Assim, fazer um mestrado passou a ser um objectivo cada vez mais ao alcance de quem tiver umas largas centenas de euros para o pagar. É que os níveis de exigência para se alcançar esse almejado "canudo" são, em muitos casos bem modestos. E, ainda por cima, já vai havendo possibilidade de se adquirirem teses de mestrado para quem não quiser ou não conseguir produzir um trabalho minimamente qualificado para o efeito.
Por tudo isto, acho que faz bem Manoel de Oliveira em se alhear da denominação de "Mestre". Com a vulgarização que o termo está a conhecer...