sexta-feira, maio 25, 2007

Post sonoro 3

endereço para o envio de faixas gravadas:
peciscas@gmail.com


essencial ligar as colunas e regular o som


quinta-feira, maio 24, 2007

Quem consegue explicar?

Já aqui falei sobre uma bizarria contida no novo estatuto disciplinar do aluno, recentemente aprovado, para vigorar nas escolas públicas do país. Trata-se de levar a exame os alunos que excederam os limites de faltas injustificadas.

Então, disse que esse tipo de alunos está-se a marimbar para a escola, quanto mais para os exames. Querem eles lá saber disso. Nem lá vão pôr os pés ou então, se aparecerem é para brincarem com aquilo tudo.

No entanto, os professores, neste momento, andam a preparar, em cada escola, essas provas.

Agora, imaginem, que têm que preparar exames a todas as disciplinas que contam para a progressão, incluindo,por exemplo, Educação Física e Área de Projecto.

Para quem não esteja por dentro do assunto, só direi que a Área de Projecto, é uma dsciplina (que, aliás, não tem funcionado, na esmagadora maioria dos casos) onde, como o próprio nome indica, se pretende que os alunos aprendam a desenvolver projectos para solucionar problemas. A chamada "matodologia de projecto", compreende várias fases, supõe o trabalho em equipa e demora algum tempo para se implantar, amadurecer, desenvolver e concretizar.

Agora, alguém me explica como, numa prova escrita,a durar 90 minutos, se poderão avaliar as competências envolvidas em tal processo.

Acho que ninguém, com um mínimo de conhecimentos pedagógicos consegue explicar. A não ser as brilhantes cabeças que, no ministério, foram capazes de inventar tal coisa...

quarta-feira, maio 23, 2007

Confesso que...

Confesso-vos que estou a passar por momentos de alguma angústia.

É que , conforme tem sido amplamente noticiado, um dos directores de serviços da Direcção Regional da Educação do Norte foi suspenso preventivamente e alvo de procedimento disciplinar mandado instaurar pela Directora Regional, Drª Margarida Moreira. Entretanto, o dito professor já abandonou o cargo que desempenhava, há cerca de vinte anos, e regressou à sua escola.

Não conheço pessoalmente o referido funcionário, mas, quando fiz parte de conselhos executivos, tendo contactos frequentes com a DREN, ouvia falar dele como sendo uma pessoa afável e profissional.

Mas qual foi o "crime" que este homem (pelos vistos ligado ao PSD, o que é apenas um pequeno pormenor) cometeu? Pelos vistos, num gabinete de um colega, terá dito uma piada sobre o processo da licenciatura de José Sócrates. E alguém foi bufar à DR que não admite, segundo ela, que um funcionário público ridicularize o Primeiro Ministro.

E é aí que radica a minha angústia. É que, assumo, durante os muitos anos da minha carreira de professor, bastas vezes disse piadas sobre primeiros ministros, e mesmo sobre ministros e ministras da educação. Relativamente às várias personagens que, ao longo dos tempos, têm passado por esses cargos.

Assim, já nem durmo convenientemente, pois, apesar de aposentado, estou na iminência de ser alvo de um processo disciplinar, com efeitos retroactivos.

Se a Drª Margarida Moreira ler este post, já não me safo...

De referir, entretanto, que esta senhora, nomeada para o cargo pelo actual governo (um outro pequeno pormenor, talvez sem importância) era, até há bem pouco tempo, uma professora, sindicalista combativa, que estava nas primeiras filas das manifestações contra o ME, empunhando faixas e cartazes... O que o poder faz às pessoas!

Agora, falando mais a sério: não espera ver coisas destas, no Portugal do século XXI, supostamente um país livre dos fantasmas de medos e repressões, que um dia sonhei.

terça-feira, maio 22, 2007

Quase meio ano para impostos...


Segundo ouvi na televisão, andámos, até ao passado dia 15 de Maio, a trabalhar para pagar impostos.
Ou seja: se tivéssemos de pagar os ditos impostos todos de uma vez, só a partir de agora é que começaríamos a ter dinheiro para a comidinha, a roupinha e outras inhas de que é feita a vidinha...
O que mostra a carga fiscal que o pessoal tem às costas.
É claro que, perante esta constatação, há por aí muita gente a disfarçar, a assobiar e a olhar para o lado, pois ou foge o mais que pode a esse mau hábito de pagar impostos ou, simplesmente, acha que, como lembrei um destes dias, a preguiça é um direito constitucional.
Cá por mim, até não me importaria de pagar, mesmo, mais impostos, de deixar para o fisco mais um mês ou dois dos rendimentos de que usufruo ( como, aliás, acontece, em outros países que parecem servir de modelo a muitas das nossas individualidades políticas). Com a condição de todos os pagarem, de acordo com os seus rendimentos reais. E de, por outro lado, ver o resultado desses impostos, traduzidos numa melhoria efectiva das condições de vida de todos nós: na saúde, na educação, na justiça. Por exemplo.

segunda-feira, maio 21, 2007

Mais um

Apesar de algum sofrimento, para temperar, as coisas correram bem lá para os lados do "Dragão"e pudemos acrescentar mais um título ao nosso já longo historial de vitórias.

De qualquer modo, mesmo festejando o acontecimento, não o faço com o espírito de diminuir adversários. Gosto do futebol como uma festa e não como uma luta de vida ou de morte.

Tenho amigos (aqui ou fora da blogosfera) e mesmo familiares, adeptos de outros clubes. Que ficam contentes quando as suas cores vencem.

Tudo normal!

Para o ano que vem, a luta continua!