quinta-feira, outubro 23, 2008

Faz o que eu digo... que eu não posso...

A internet, é, de facto, um mundo com regras muito próprias.
Nos últimos tempos, entre a classe dos professores, têm circulado inúmeros mails, a propor protestos, reinvindicações, boicotes a diversas das absurdas medidas que o Ministério anda a despejar sobre as escolas e os professores.
No entanto, na quase totalidade dos casos, quem envia ou reenvia essas mensagens, no dia a dia das suas escolas, comporta-se do modo mais ordeiro possível, dizendo "ámen", "não fazendo ondas" porque não quer ficar na "lista negra" e ver a sua carreira prejudicada.
É claro que essa é uma atitude de "legítima defesa" que cada um(a) é livre de poder usar.
Mas, então, por que é que, por "trás da cortina" quer parecer que é uma pessoa muito contestatária e inconformista ?
Quer isto dizer que, no refúgio discreto e virtual da internet, pode-se ser corajoso e audaz.
O pior é ser coerente com esses pregões na chamada "vida real"...

quarta-feira, outubro 22, 2008

La Géode


Esta imagem reproduz o meu bilhete de acesso à mais espectacular sala de cinema onde já estive.
Chama-se "La Géode" e fica na Cidade das Ciências e da Indústria, em La Villette, no norte de Paris.
O seu exterior, com uma gigantesca calote esférica espelhada, reflectindo o céu, as núvens, os edifícios, as pessoas, proporciona visões absolutamente fantásticas.
Na sala propriamente dita,assistir a filmes a 3 dimensões numa tela semiesférica com 1000 metros quadrados e 36 metros de diâmetro, e com um soberbo sistema de som é um acontecimento inesquecível. O espectador vê-se no meio da acção, pois vai olhando em várias direcções, rodeado por todo um ambiente mágicamente vertiginoso. Sente-se pequenino e indefeso. Mas a sensação é inebriante.

terça-feira, outubro 21, 2008

As preocupações de Abramovich


Abramovich, multimilionário russo, conhecido pelas suas extravagâncias luxuosas, como, por exemplo ser possuidor de dois enormes iates a que vai acrescentar um terceiro que será só o mais caro e maior barco de recreio particular de todo o mundo, anda preocupado com a crise.
De tal modo, que adiou a cerimónia do seu casamento com a namorada Dasha, porque "não tem tempo nem disposição para pensar em festas", ocupado que está a fazer as contas às acções e às oscilações das bolsas.
Como estou preocupado com as preocupações do Roman. Se ele quiser uma ajudazita, estou mesmo disposto a contribuir...

segunda-feira, outubro 20, 2008

Mais multas para ajudar ao equlíbrio orçamental.

Segundo as notícias, o Orçamento de Estado para 2009 prevê que o Governo arrecade mais 28,6% em receitas provenientes de taxas e multas, onde se incluem as infracções de trânsito.
Contas feitas, cada português pagará, em média, 75 euros, num total previsto de mais de 780 milhões de euros.
Das duas uma.Ou faz muito jeito ter esta verba prevista para compensar despesas a que o ano eleitoral obriga ou, então o governo está a contar que, para o ano, os portugueses sejam muito mais infractores e, portanto, desrespeitem, com maior frequência e/ ou gravidade, as normas, leis e regulamentos.
E, se for assim, ficamos a pensar numa contradição: passa-se a vida a dizer que é preciso educar a população para ser mais cumpridora e ter mais espírito cívico e, no fundo, deseja-se que o cidadão prevarique, para equilibrar as contas.
Parece, então, que, para sermos bons patriotas, deveremos baldar-nos ao cumprimento dos códigos e normas legais.