sábado, março 26, 2005

BOA PÁSCOA !

Image hosted by Photobucket.com

Com os devidos créditos à Laura

E, cada um de vós, pode levar um:

Image hosted by Photobucket.com

NÃO TER MULHER FIXA

Cada vez mais vão surgindo políticos que já tiveram mais mulheres que anos de vida. Nos antigos manuais de estratégia política que fui consultando, todos os autores defendem que isto é mau para a credibilidade. Discordo totalmente: andar sempre a mudar de mulher é o maior trunfo dos políticos da nova vaga. Que melhor argumento pode ter um candidato à presidência da República do que prometer ao povo que terá uma primeira-dama diferente de seis em seis meses. Sabendo como são todos os portuguses, é ter a eleição praticamente assegurada.
José de Pina, in Nascido para Mandar, ed. Gradiva

Nota da Redacção- se o Santana lê isto, então é que não espera mais para anunciar a sua candidatura a Belém.

sexta-feira, março 25, 2005

TUDO PARADO

Hoje, por aí, está tudo um tanto parado. Efeitos da pausa pascal, do feriado e talvez, também da disposição das pessoas.
Parado, igualmente, o trânsito. Segundo disseram há pouco na televisão, há uma fila de 35 km na A1. Explicação: com o novo Código da Estrada a aportar, quem conduz, está a levantar o pé. Para já. Ou eu não conheço o português médio, ou isto vai passar...
Hoje está tudo um tanto parado. Até o tempo está cinzento.
Quando eu era menino e moço, associava a Semana Santa a sentimentos de tristeza e algum desconforto. Até porque a rádio, só transmitia música sacra. A televisão pouco mais transmitia do que programas de índole bíblica. Ansiava sempre pela chegada do fim do dia de Sábado, para, com a Aleluia, voltar a alegria.
In memoriam, tenho por aí o Adeste, Fideles, com o Andrea Bocelli.

quinta-feira, março 24, 2005

É PRECISO PASSAR DAS PALAVRAS AOS ACTOS!

Image hosted by Photobucket.com Foi ontem a enterrar, aqui bem perto, um dos agentes da PSP assassinados na Cova da Moura.
Este jovem foi aluno da escola onde trabalho. Algumas das minhas colegas foram professoras dele.
Há ainda pouco tempo, morreu, desta vez em acidente de viação, um outro jovem, também nosso ex-aluno. Desse, lembro-me bem, recordando as pequenas anomalias de comportamento que faziam com que, por vezes, tivesse de o repreender.
E damos por nós a pensar quão frágeis são os nossos investimentos diários.Na nossa profissão, procuramos depositar projectos e sonhos nestes jovens. Para, a cada passo, tudo terminar, na esquina de uma rua, na curva de uma estrada.
E damos por nós a pensar na violência que parece ter-se instalado na nossa vida.Violência que assume os mais variados aspectos, para culminar na forma mais suprema que consiste em um ser humano usar de uma arma, fabricada pela inteligência de outro ser humano, para tirar a vida de um outro ser.
Aquele jovem caiu no cumprimento de uma nobre missão e que é a de contribuir para a segurança de uma sociedade.
Nestas alturas, fala-se muito da necessidade de se criarem medidas par que estes homens e mulheres possam desempenhar a sua profissão com as condições mínimas que limitem os inegáveis riscos que essa mesma profissão há-de sempre ter de correr.Mas. depois, tudo passa e tudo se esquece.
É trágico que os agentes da autoridade disponham de meios inferiores aos dos próprios criminosos. É terrível que a justiça não funcione com a eficácia e celeridade que garanta a adequada punição das franjas anti-sociais de que tem de se defnder.
É claro que a Autoridade tem os seus próprios limites e terá sempre de se submeter ao primado do cumprimento da Lei. Mas o que é certo é que, muitas vezes, o polícia arrisca a vida para prender um criminoso e, passados uns dias, ou mesmo umas horas, ele estará novamente em liberdade.
Os agentes políciais de hoje, são bem diferentes daqueles que conheci há muitos anos. Tenho contactado com muitos deles. São homens e mulheres com apreciável cultura e sensibilidade.
É hora de, mais do que boas palavras, se passarem aos actos. Conferir dignidade profissional aos homens e mulheres que são, afinal, o garante mais elementar da democracia e da liberdade que são bens inestimáveis para todos nós.

quarta-feira, março 23, 2005

UM TESTE À TUA PERÍCIA

Image hosted by Photobucket.com
Agora, que o novo Código da Estrada vai entrar em vigor, talvez seja aconselhável testares a tua perícia, vendo se consegues sair do labirinto.
Cuidado com as esquinas e os sentidos obrigatórios.
Se chegares à conclusão que és um desastre como condutor(a), não desesperes.Infelizmente tens muita companhia pelos caminhos de Portugal.
Nota- Apesar de as explicações estarem em estrangeiro que ninguém percebe, irão reparar que, para começar o teste, basta clicar na seta.


terça-feira, março 22, 2005

CANTANDO À CHUVA

Image hosted by Photobucket.com
Ontem choveu.
Chuva de pouca dura porque (pelo menos por aqui), hoje está sol.
E. assim, o drama da seca, vai continuar. Nós, os citadinos, só nos apercebemos do problema, pelas reportagens, ou por alguns reflexos que já sentimos em aumentos de preços de alguns bens.
Mas, para além de carpirmos máguas e de "cantarmos e dançarmos à chuva" como diz a canção, que fazemos?
Continuamos, alegremente, a desperdiçar água. Das mais diversas formas.Não só por gastos inúteis e levianos como, ainda pior, por não armazenarmos aquela que a natureza nos vai dando.
Há países onde existem reservatórios, mesmo nas casas de cada um, onde se armazena a chuva, quando ela acontece. Depois, é utilizada em regas, em lavagens...
Hoje, Dia Mundial da Água, teremos mais um pretexto para reflectirmos nas nossas próprias responsabilidades no que se refere à defesa dos recursos naturais.
Para que não continuemos apenas a pedir aos céus que acabem com a seca. Para que não continuemos,"just singing in the rain"

segunda-feira, março 21, 2005

NICKVOTOS - 4º ronda

Image hosted by Photobucket.com
Para a quarta ronda do NickVotos, estão seleccionados os seguintes candidatos;

O NickVotos não é um concurso de blogues.Como sempre, trata-se de votar no nick mais divertido, com melhor som, mais charmoso, enfim, com mais pinta.

A votação durará duas semanas. Os dois nicks mais votados, serão apurados para a final, a disputar lá mais para diante.

domingo, março 20, 2005

DOMINGO DE RAMOS

Hoje é dia de levar o ramo à madrinha.Ou seja, é um dia bom para as floristas.
Image hosted by Photobucket.com
E há também muita gente a aproveitar a época para uns dias de férias ou de descanso ou de mudança de estilo de vida.
Há blogues que, por isso mesmo, estão em pausa.
Quem puder, que aproveite!

NICKVOTOS -resultados da 3ª ronda

Terminadas as duas semanas de votação, eis os resultados da terceira ronda da eleição do Nick com mais pinta:
  • Vencedor - Salta Pocinhas com 33% (235)
  • 2º lugar - Blue Shell com 29% (208)

Logo a seguir, todos os outros, em terceiro lugar.

Como é habitual, os dois primeiros, passam à final, a disputar lá mais para o Verão.

De destacar que o número de votantes tem vindo a subir. Assim na primeira ronda registaram-se 230 votos. Na segunda, 364. Agora, foram 711.

E já estão a concurso, para a quarta ronda, mais dez nicks com pinta.