"Horas de limpeza"...



Etiquetas: autarquias, ensino, este país
Etiquetas: cultura. pessoas, ensino
Como é que pode?Pode, porque a nomearam.
clicar na imagem para aumentar
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino
Sempre a correr
Sempre à procura de fórmulas mágicas
Para que os meninos e meninas aprendessem umas coisinhas
Mesmo que os meninos e as meninas não estivessem minimamente interessados em tal
E não só a aturar meninos e meninas...





e dizer
É tempo de recobrar o fôlego
de pensar em cenários mais agradáveis
Para todos os colegas e as colegas que, estoicamente, se mantêm no activo, a minha solidariedade e votos de Etiquetas: ensino


Na questão que se segue, o aluno teria de efectuar o complicadissimo cálculo de 100X100 (e poderia usar calculadora...)


Mesmo as pessoas para quem a Matemática não será a ciência preferida, não deixarão de concordar que se trata de qustões simples, para alunos que já têm 6 anos de aprendizagem da disciplina.
É claro que a Ministra tentou rebater as críticas que desde logo se ouviram, e que referiam a extrema facilidade da globalidade do teste, como razão essencial que justificava tão radical melhoria de resultados. E disse esta coisa espantosa: "Só 5% dos alunos consegue resolver a totalidade do teste".
Quem sabe, minimamente, construir um teste, consegue dissimular a facilidade, colocando uma ou outra pergunta menos acessível no meio de uma floresta de elementaridades.
No caso desta prova, para a mim (e para muitos outros colegas) seria esta a questão que obrigaria a um pouco mais de raciocínio (mas com cálculos ridiculamente elementares, ou seja 20X5, desde que se descobrissem as dimensões desejadas):

Quem trabalha em Educação, sabe bem que não se conseguem melhorias deste tipo de um ano para o outro. Aliás, no ano passado, a maioria dos alunos submetidos a estas provas estava a concluir o 5º ano, já com um ano de aprendizagem deste programa.
E arrisco-me a fazer outra previsão: do que já veio a lume sobre os exames de Português do 9º ano, se calhar também vamos ter melhorias significativas nesta área.
É por essas e por outras que eu digo que até um mero exame escolar pode ser uma arma política.
PS - Já depois de ter escrito este post , tive conhecimento da prova do exame de Matemática do 9º ano. O cenário de incrível facilitismo, repete-se. Há, designadamente questões que se resolveriam com toda a facilidade, com uma simples contagem pelos dedos.Quem quiser confirmar vá aqui
Assim sendo, esperem-se espectaculares "melhorias" nestes alunos(14/15 anos) que concluirão a escolaridade obrigatória. Eles aí estarão nas páginas dos jornais dentro de dias.
E, pelo que li, algo de semelhante se passará com os exames de Matemática do 12º ano.
Etiquetas: ensino
Etiquetas: ensino