terça-feira, maio 29, 2007

Haja alguém que me explique...

Segundo uma notícia que ouvi por aí, os cinco maiores bancos a operar em Portugal, subiram, no primeiro trimestre deste ano, quase 22%, relativamente a igual período do ano passado.

Por outro lado, a Impresa (que detém, entre outras empresas, a SIC) deverá, em igual período, quintuplicar os lucros.

No que se refere à BRISA, esse aumento foi de 52%. E a GALP? Essa cresceu 80%, de Janeiro até Setembro.

Entretanto, a taxa de desemprego atingiu o maior valor dos últimos 21 anos (8,4%).

Entretanto, o poder de compra dos trabalhadores por conta de outrem registou em Portugal durante o ano passado a maior descida dos últimos 22 anos, calcula a Comissão Europeia.

Perante estes dados, haja alguém que me explique, a mim que, como Jesus Cristo, não percebo nada de finanças (apesar de ter uma pequena biblioteca,...), qual é o país que vale, quando nos dizem que a economia portuguesa está a melhorar: o país dos grandes grupos económicos ou o país das pessoas reais-de-todos-os dias?

Mas expliquem-me devagarinho, como se eu fosse uma criancinha de quatro anos, que nem sequer andou na pré-primária...

Sem comentários: