ESTA FIRMA FOI FUNDADA EM 31-12-2004.

quinta-feira, maio 31, 2007

Para a gravação de posts sonoros

Se necessário, clicar para ampliar as imagens

Dado que alguns amigos e amigas têm manifestado dúvidas acerca do modo de proceder para gravar posts sonoros, aqui estou, dentro das minhas limitações, a tentar ajudar.

1 - Partindo do princípio de que o computador tem placa de som, o primeiro passo é clicar no menu "Iniciar" e, logo aí ou acedendo a "todos os programas" -"acessórios"-entretenimento", descobrir o ícone que tem a forma de um altifalante e clicar aí :

2 - Então irá aparecer no ambiente de trabalho, o dispositivo "gravador de audio" que será a peça fundamental.
Nessa altura deve-se ligar o microfone na entrada respectiva do computador (no painel frontal ou na parte de trás). Há por aí microfones por 4 ou 5 euros (até nas lojas chinesas).
Para experimentar, carregar no botão vermelho e falar. Em princípio, aquela linha verde que está no meio, deverá vibrar com a nossa voz.

Para ouvir, clicar no triângulo do meio. Para parar, clicar no rectângulo. Se nada se ouvir, ou se o som estiver muito baixo, clicar em "efeitos" e depois clicar em "aumentar o volume em 25%", as vezes que forem necessárias, até o volume ficar aceitável.
Quando tudo estiver regulado, deslocar (com o rato) o cursor do gravador até ao início e, clicando em "editar", clicar depois em "eliminar depois da posição actual". Aparece uma caixa onde se clica em "sim". Deste modo apaga-se o som da experiência inicial.
Em seguida, grava-se o que se pretende. Repare-se que, de cada vez, podemos gravar 60 segundos. Mas se pretendermos ir mais longe, não há problema, pois clicando novamente no botão vermelho, abre mais um espaço de 6o segundos.E podemos sempre parar e cortar o que está mal e voltar atrás, até ficar como queremos.
Chegando ao fim, é preciso guardar o ficheiro de som.Para isso, acede-se a "ficheiro" e "guardar como" e procede-se do modo habitual. À medida que se toma contacto com este dispositivo, vê-se que se podem inserir ficheiros que já tenhamos guardados, misturar e por aí fora.
Quando o ficheiro estiver guardado, se quiseres, envia-o para o meu endereço electrónico, que eu trato do resto.

3 - Entretanto, se as coisas não estiverem a funcionar muito bem, poderá ser necessário fazer algumas regulações.
Experimente-se o que se segue.
Clicar em "iniciar"e em "painel de controlo". Depois, em "sons e dispositivos" (assinalado com o tal altifalante"). Vai aparecer uma janela intitulada"propriedades de sons e dispositivos de audio". Aí, clicar (em cima) na aba "voz" e depois (em baixo), em "volume":

4 - Vai aparecer uma nova janela"controlo de gravação". Pôr um visto em seleccionar e, então, com o rato, mover o cursor do volume do microfone para cima. Depois, sair e ok e voltar a experimentar usar o gravador de audio, para ver se já está melhor.Seguir, então os procedimentos descritos em 2.

5 - No meu caso, mesmo depois disto tudo, tinha um volume de gravação algo baixo. Então, fiz o que se segue e resolvi o problema. Seguindo o caminho descrito em 4, cliquei em "avançadas" debaixo do microfone. Surge nova janela"controlos avançados para microfone". Aí coloquei um visto em "2 aumentar microfone" (já lá deve estar o visto em 1). Depois fechei tudo e ok, e a coisa funcionou...
É claro que isto, à primeira vista poderá parecer muito complicado, mas, de facto, não é. Uma questão de experimentar.
Se ainda subsistir alguma dúvida, contacata-me através do e-mail:

peciscas@gmail.com

Etiquetas: