segunda-feira, junho 15, 2009

Ronaldo e a Matemática

Muita gente se espantou com desmesurado volume de euros envolvidos na transferéncia de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid.
Mas, no mínimo, houve aqui um factor positivo.
É que esta situação determinou um conjunto de exercícios matemáticos que não posso deixar de realçar.
Em jornais, em revistas, em televisões, na rádio, foram apresentados os mais variados cálculos.
Quanto vai ganhar Ronaldo, por minuto, por hora por dia, por mês.
Quantos Ferraris se poderiam comprar com a verba envolvida. Quantos relógios Rolex. Quantos Maradonas. E também quantas escolas se poderiam construir com esse dinheiro.Quantos etíopes poderiam ser alimentados até ao final do ano (8.6 milhões). Quantos parques naturais poderiam ser geridos.
Como antigo professor de Matemática, só tenho que me congratular com esta exercitação matemática que pode contribuir para a melhoria dos conhecimentos nesta área.
Aliás, se o Ministério da Educação estiver atento, não deixará de aproveitar esta oportunidade, incluindo este tema no chamado Plano de Acção para a Matemática.
E, como penso que o Ministério está mesmo atento, lá mais para diante, quando constatar, novamente, que os resultados em matemática melhoraram (bruxo...), vai acrescentar aos seus tão (auto)apregoados méritos a benéfica transferência do jogador madeirense.
Bem hajas Cristiano, que ainda vais ser considerado um vulto da cultura nacional.

2 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Peciscas

Espectacular a forma como realças o papel da matemática em todos esses cenários que se podem construir com tantos milhões de euros.
Quanto ao Ministério da Educação certamente que irá tirar dividendos deste acontecimento chamando a si o mérito, como é costume. E o nosso PM também será capaz de ver nesta transferência um resultado das suas políticas socialistas e sociais onde a justiça e a igualdade de oportunidades sempre estiveram presentes.


Abraço

Heliezer P. S. Souza disse...

Meu blog: http://www.solucao-matematica.blogspot.com