terça-feira, abril 21, 2009

SPAAAAAAMMMMMMMMMMMM!


Segundo um estudo da MacAfee (mais um estudo, estão a ver?), há 62 triliões de e-mails de spam que são enviados anualmente.
A energia necessária para criar, armazenar,exibir e filtrar estas irritantes mensagens, origina emissões de carbono equivalentes às que seriam produzidas por dois biliões de galões de gasolina.
Esta energia seria suficiente para os gastos normais de dois milhões de casas.
A notícia em que recolhi estes dados terminava com um conselho: não apague os spams .
Mas, eu cá por mim, confesso que, quase todos os dias esvazio a caixa do lixo que me tenta vender DVD´s, Viagra, Rolex, ou ensinar a perder 9 kg por mês, ou mesmo a viver...200 anos, ou mesmo a propor aventuras eróticas... Isto sem falar nas mensagens que não faço a mínima ideia o que dizem, pois vêm escritas em japonês, chinês ou sei lá o quê.
E o que é mais penoso, é que muitas destas mensagens me chegam, porque alguns dos meus amigos e amigas, não tomam aquela precaução mínima que é apagar os endereços do corpo das mensagens que reencaminham ou remeter as mesmas em cópia oculta (cco, bco,...). O caricato, é que já tenho recebido mensagens que trazem , no rodapé, um conjunto de conselhos onde se inclui este:

Usa "Cco" ou "Bcc" (cópia oculta) para enviares o teu correio electrónico e retira os endereços dos teus amigos antes de enviar.Dificulta a disseminação dos Vírus, Spans e Banners.

Mas, lá em cima, está uma longa lista de endereços que toda a gente que recebe a mensagem fica a conhecer...
Não há dúvida de que, em muitos casos, reenviam-se mails sem quase os ler. Também porque, cada vez mais, o carteiro toca à porta da nossa caixa de correio electrónico...
E aí, o material é tanto, que apenas se espreita...

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.