quarta-feira, maio 07, 2008

Debate "Amizades reais/amizades virtuais"- 4

Chegou a vez de dar voz à amiga e artista que é a Isabel Filipe.
Após alguns dias em torno do mesmo tema, quem me visita vai , por vezes, sentir que o seu comentário poderia ser repetitivo. Assim, quem ler, poderá optar por sair sem comentar ou apenas deixar uma palvra ou um smile, como se fosse um "cartão de visita".


1- As amizades que eventualmente se possam criar através da internet e, designadamente, ao circular na blogosfera, serão mesmo virtuais, por isso mesmo fictícias, ou podem ser bem reais?
Da experiência que tenho ... as amizades não são ficticias ... são bem reais ... e para tal não é obrigatório conhecer-se pessoalmente a pessoa ... poderão haver outros relacionamentos que não sejam amizade ... chamemos-lhes de "camaradagem" .... damo-nos bem com alguém ... gostamos de conversar ... mas isso não quer dizer que seja amizade ...
Na net fiz verdadeiras amizades ... posso contar-te um exemplo: uma das minhas melhores amigas actuais, considero-a como uma irmã ... conheci-a há uns 7 anos pela net .... só nos encontramos fisicamente pela 1ª vez aí há uns 3 anos e meio ... e não foi um 1º encontro ... conheciamo-nos realmente há já os tais 7 anos ....
2 - Haverá perigos ou contra-indicações que nos levem a evitar este tipo de relacionamentos?
Claro que há ... mas como em tudo na vida há que saber-se separar o que é bom do que é mau ... quando se é simpático demais corre-se o risco de ser mal interpretado .... e eu já tive um problema relativamente chato com um idiota que se armou em "engatatão" ... mas serviu-me de emenda ... passei a estar sempre muito atenta a esse género de sinais ...
3 - Será que a internet estará a contribuir para um maior isolamento das pessoas, ou será precisamente o contrário?
Não creio ... acho precisamente o contrário ....
Eu não comecei na internet pela blogosfera, mas sim pelos grupos do MSN ... as saudades batiam e eu andava à procura de recordações de Moçambique .... através desses grupos conheci pessoas novas e reencontrei pessoas que não via há quase trinta anos ... foi deveras gratificante ... Entretanto, junto com dois amigos, criámos um grupo no MSN, que hoje tem mais de 600 participantes ... foi gratificante ... é gratificante ... contribuimos para o reencontro de imensa gente ... pessoas de Moçambique ... antigos combatentes ... pessoas de algum modo com alguma ligação a Africa ... organizam-se convivios ... trocam-se lembranças e vivências actuais ....
Se quiseres espreitar vê nos meus links MGM - Moçambique, Gentes & Memórias ....
4 - Será verdade que as pessoas que usam a internet como forma de relacionamento inter-pessoal, têm um perfil que passa pela solidão, por alguma espécie de frustração da vida social e ou familiar?
Dum modo geral claro que não ... embora todos saibamos que há muitos que andam aí pela internet que sofrem disso ... são normalmente os tais que têm "duas caras" ....