segunda-feira, abril 28, 2008

Amizades virtuais /Amizades reais

Um destes dias, falava aqui das chamadas "amizades virtuais". E ameacei voltar ao assunto.
Mas, depois de pensar nesta questão, decidi abordá-la na forma de "post interactivo".
Ou seja, em vez de ser eu, desde logo, a dizer o que penso, vou pedir aos meus amigos e amigas que queiram "alinhar", que me façam chegar os seus pontos de vista.
Preferencialmente através do e-mail

Mas, quem o preferir, poderá usar a caixa de comentários.
Os tópicos (se calhar algo provocatórios)que, para já, lanço são:

1- As amizades que eventualmente se possam criar através da internet e, designadamente, ao circular na blogosfera, serão mesmo virtuais, por isso mesmo fictícias, ou podem ser bem reais?
2 - Haverá perigos ou contra-indicações que nos levem a evitar este tipo de relacionamentos?
3 - Será que a internet estará a contribuir para um maior isolamento das pessoas, ou será precisamente o contrário?
4 - Será verdade que as pessoas que usam a internet como forma de relacionamento inter-pessoal, têm um perfil que passa pela solidão, por alguma espécie de frustração da vida social e ou familiar?

É claro que, para além destes tópicos, quem quiser colaborar, poderá fazê-lo na perspectiva que muito bem entender.
Para que mais gente possa aceder a esta proposta, vou deixar este post "no ar" durante alguns dias.
Fica, então, lançado o debate!
Fico à espera das vossas contribuições, que, depois, irei dando a conhecer, ao longo dos próximos dias.No final, entrarei eu para as conclusões.
(a propósito, quem quiser recordar a imortal cração do Zeca, para de algum modo se inspirar , clique no botão do player seguinte)

1 comentário:

Andreia disse...

Eu acho que se podem criar amizades reais na internet e acho que na internet há de tudo como na vida real. Há os mais solitários que se refugiam lá, e há os que a usam como mais uma maneira de comunicar com os amigos. Eu acho que me incluo na segunda hipótese.