quinta-feira, maio 24, 2007

Quem consegue explicar?

Já aqui falei sobre uma bizarria contida no novo estatuto disciplinar do aluno, recentemente aprovado, para vigorar nas escolas públicas do país. Trata-se de levar a exame os alunos que excederam os limites de faltas injustificadas.

Então, disse que esse tipo de alunos está-se a marimbar para a escola, quanto mais para os exames. Querem eles lá saber disso. Nem lá vão pôr os pés ou então, se aparecerem é para brincarem com aquilo tudo.

No entanto, os professores, neste momento, andam a preparar, em cada escola, essas provas.

Agora, imaginem, que têm que preparar exames a todas as disciplinas que contam para a progressão, incluindo,por exemplo, Educação Física e Área de Projecto.

Para quem não esteja por dentro do assunto, só direi que a Área de Projecto, é uma dsciplina (que, aliás, não tem funcionado, na esmagadora maioria dos casos) onde, como o próprio nome indica, se pretende que os alunos aprendam a desenvolver projectos para solucionar problemas. A chamada "matodologia de projecto", compreende várias fases, supõe o trabalho em equipa e demora algum tempo para se implantar, amadurecer, desenvolver e concretizar.

Agora, alguém me explica como, numa prova escrita,a durar 90 minutos, se poderão avaliar as competências envolvidas em tal processo.

Acho que ninguém, com um mínimo de conhecimentos pedagógicos consegue explicar. A não ser as brilhantes cabeças que, no ministério, foram capazes de inventar tal coisa...