quinta-feira, outubro 18, 2007

Erradicar a pobreza?

Ontem foi o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Há certas efemérides que têm atrás de si carradas de cinismo.
Erradicar a pobreza?
Quando num só dia de guerra no Iraque se gasta aquilo que daria para alimentar muitos milhares de famintos.
Erradicar a pobreza?
Quando um só dos iates do Abramovitch vale o orçamento anual de muitos milhares de famílias miseráveis.
Erradicar a pobreza?
Quando no nosso país há cerca de dois milhões de pobres, e, segundo dados revelados pela associação Oikos, Portugal é o país da Europa em que o fosso entre ricos e pobres é maior. As 100 maiores fortunas portuguesas constituem 17% do PIB, 20 % dos mais ricos representam 45,9 % do rendimento nacional.

Erradicar a pobreza?
Não estarão a brincar com a desgraça alheia?

1 comentário:

zé lérias (?) disse...

Os gajos tratam-nos como se fossemos atrazados mentais. Vão arranjando justificações para tudo, inclusivé para explicar a razão do fosso existente entre ricos e pobres no mundo. E o povão, que somos nós, quando muito ficamos naquela: "Será que estamos realmente a ser enganados, como no dizem os "comunas" e afins?"
Acabar definitivamente com a fome no mundo pode hoje parecer uma utopia (porque sempre houve ricos e pobres, como eles nos dizem) mas daqui a uns seculozitos vamos ver.

Falaste em yates do Abramovitch?

E os oitenta milhões empregues na nova igreja de Fátima? Já alguém pensou que se apenas 1/4 dessa verba fosse doada aos dois milhões (ou três?), de pobres portugueses eles deixariam de o ser, de um momento para o outro, como se fosse um milagre de Nossa Senhora?
É sempre um prazer visitar-te.
Um abraço