quinta-feira, maio 03, 2007


Nos anos setenta, em Timor, quase não havia turismo.
A não ser o chamado "turismo de pé descalço" ou, melhor dizendo, "de chanatos de borracha". Assim ,apareciam por lá uns jovens e umas jovens, na maioria oriundos da Austrália, que vinham em busca de uma certa liberdade de acção e da vida barata.
Havia mesmo , na praia, quase em frente ao melhor hotel de Dili, um grande recinto coberto do tipo alpendre, coberto de colmo e chão de cimento, com sanitários e onde se podiam estender uns sacos-cama e dormir, mais ou menos ao ar livre. Era a chamada "Beach House".
Ora, nessa altura, havia no Quartel General um cabo, encarregado da arrecadação da Companhia de Comando e Serviços, lisboeta dos quatro costados (penso que da Mouraria), a quem as australianas despertavam uma particular apetência erótica.
Mas tinha um "pequeno" problema: a língua inglesa, era, para ele, um território quase desconhecido.
Por isso, o homem, depois de muito cogitar, elaborou uma frase que era uma espécie de cartão de visita, com que iniciava as abordagens às beldades do país dos cangurus:
- Me, Abílio, primeiro cabo of arrecadeixan!
E não é que o Abílio, no meio de inúmeras tentativas que se saldaram por umas risadas trocistas das visadas, algumas vezes até "levou a água ao seu moinho"?

Sem comentários: