quarta-feira, março 07, 2007

Técnicas de venda 1


Aqui há dias, li um post de uma das amigas que visito com frequência, que falava de uma abordagem telefónica, com aquela costumeira técnica "venha levantar o prémio a que tem direito, ..."

No comentário que lá deixei, prometi relatar duas experiências que vivi nessa área.

Deixo-vos hoje aqui a primeira delas.

Um dia, perto do Natal, recebi mais um desses ataques, neste caso afirmando que eu tinha preenchido um inquérito sobre enchidos e que poderia ir receber um electrodoméstico.Embora já soubesse que estava a ser alvo de uma tentativa para me venderem algo, resolvi ir ver como é que aquilo funcionava, "ao vivo".

Assim, à hora marcada, dirigi-me, acompanhado da minha mulher, ao hotel X, onde me encaminharam para a sala Y.

Quando lá cheguei, deparei-me com uma porta semi-fechada e ninguém à vista.

Então, como ouvia conversas lá dentro, resolvi entrar.

Era uma grande sala onde estavam, estrategicamente espalhadas várias mesas. Em cada uma, um vendedor tendo à frente, um casal, em regra já não muito jovem.

Ao ver-nos entrar, o chefe da sessão, veio logo ter connosco, um bocado inquieto por não termos sido recebidos à porta. E retirou-nos da sala.

Logo a seguir perguntou-nos a idade e a profissão. Quando lhe respondemos que éramos professores, disse rapidamente:

-Sabem, agora não tenho ninguém para vos atender. De modo que vos vou entregar o vosso prémio e, bom Natal!

Resta dizer que o electrodoméstico...era uma balança de quarto de banho, chinesa, do mais rasca que havia.

Sem comentários: