sábado, abril 02, 2005

CAMUS, O FUTEBOL E OS INTLECTUAIS DE PACOTILHA

Albert Camus, grande escritor e pensador francês do século passado, disse um dia que tinha aprendido muito sobre os homens assistindo a jogos de futebol.
Vem isto a propósito de certos pseudo-intlectuais (usam os grandes vultos da cultura como referências superficiais, já que deles pouco ou nada sabem) que desdenham daquilo que consideram gostos menores dos outros mortais.
Conheci, em tempos, um desses exemplares que passava a vidinha a falar de teatro, de cinema, de revistas culturais, de livros (se calhar dos quais lia pouco mais do que as badanas).
Image hosted by Photobucket.com Certo dia, encontrei-o, num autocarro, a caminho do defunto estádio das Antas, onde eu ia ver um jogo para uma competição europeia. Primeiro tentou fazer de conta que não me estava a ver. Mas, não teve sorte porque eu chamei-o :" Tens aqui lugar".
Ele lá veio, e, sem que eu dissesse mais nada, lá se foi justificando. Citou a referida frase do Camus e explicou que só ia para as redondezas do estádio, para ver o ambiente e estudar o comportamento dos adeptos. Eu só lhe disse que ia ao futebol, simplesmaente porque gostava...
Lá saímos do autocarro, ele:"Então bom jogo!" e eu :"Então, boa observação"!
Resta apenas dizer que, alguns minutos depois, descortinei o dito cujo num pequeno magote de pessoa, que tentava comprar bilhetes para o jogo... a um candongueiro!

Sem comentários: