terça-feira, março 29, 2005

O PROGRESSO, ÀS VEZES, TAMBÉM CRIA PROBLEMAS

Vivemos um tempo de contradições.
O progresso tecnológico constante é um dado adquirido e está presente no nosso dia-a-dia.
Por exemplo, nos automóveis.
O primeiro carrito que tive era um saudoso Mini, cujo equipamento era o mais elementar possível. Para abrir e fechar os vidros, era preciso fazer como quem corre os caixilhos de uma janela de casa. Mas, durou, nas mãos da família cerca de vinte e oito anos, galhardamente, sem avarias de monta.
Hoje, os automóveis têm mil e uma coisinhas, que são muito bonitas e úteis, enquanto... não se estragam. Por exemplo, um carro que tive depois, cujo tecto de correr automático certo dia se recusou simplesmente a fechar. Felizmente não estava a chover. E este que tenho agora em cujo computador de bordo, por vezes aparecem com umas mensagens esquisitas que nada têm a ver com a realidade...real e que só nos obrigam a passar mais uma vez pela oficina.
E por falar em computadores. O primeiro com que trabalhei era um Spectrum (se calhar os mais novos nunca ouviram falar), que tinha um tamanho pouco superior ao das actuais agendas electónicas e que, externamente, quase se limitava ao teclado. Não havia placas gráficas, nem de som. E muito menos internet. O progresso trouxe tudo isso. As máquinas são cada vez mais sofisticadas. Mas também cada vez mais frágeis. E lidar convenientemente com elas vai sendo, igualmente, cada vez menos fácil.
Hoje, se calhar estou um pouco de candeias às avessas com estas coisas do progresso porque acabo de levar o computador "principal" à oficina pois, mais uma vez, está seriamente constipado (esses bastardos que andam para aí a inventar vírus deviam ser... - proponham vocês o castigo pois hoje, se calhar, seria demasiado severo). Fico, pois, limitado ao portátil.
Mas, agora há portáteis e isso é progresso.
Mas que o progresso às vezes complica as coisas, também é verdade.
PS- isto hoje está mesmo a correm bem; até o Blogger está com birras- já fiz quatro tentativas para colocar o post e... nada. O servidor deve estar farto de nos aturar a todos .Coisas do progresso...

Sem comentários: