sexta-feira, março 06, 2009

Exactamente como em Paris...

Há cerca de uma dúzia de anos, passeando por Paris, dei conta da realização de algumas feiras que decorriam em ruas mais ou menos centrais da grande cidade.
Fiquei algo perplexo, pois pensava que a colocação de bancas com fruta, peixe, roupas, calçado e outras mercadorias, não fosse muito conveniente à preservação da limpeza que tinha detectado na generalidade das artérias.
Alertado pela minha mulher, que viveu longos anos em França, fiquei para ver o final de uma dessas feiras.
Então, entendi tudo. No momento de desarmar a tenda, os comerciantes, juntavam cuidadosamente todo o lixo, faziam atados de embalagens vazias, enquanto que uma brigada dos serviços municipais de limpeza já estava a postos para tudo recolher e tudo limpar.Decorrida meia hora, quem passasse no local nem saberia que ali tinha estado uma animada e concorrida venda.
Exactamente como acontece por cá.
Em Rio Tinto, o dia grande no Mercado Municipal, é ao Sábado.Acorre muita gente e juntam-se muitos comerciantes. O mercado está em vias de mudar de local, para ali ser construído um fórum cultural. Os comerciantes têm-se manifestado contra.
Agora vejam estas imagens, que recolhi no domingo, ou seja, no dia seguinte e vejam que não há qualquer diferença relativamente ao que descrevi em Paris.
E se tivesse fotografado na manhã de segunda-feira, o espectáculo seria o mesmo, porque o respectivo pelouro da cãmara municipal, decidiu que, ao fim de semana, não há recolha de lixos.foto Peciscas

foto Peciscas

1 comentário:

Andreia disse...

Realmente as pessoas conseguem ser muito sujas...