segunda-feira, março 30, 2009

Debate sobre a violência 6



Após a pausa de fim de semana, aqui estou a publicar mais opiniões sobre o tema em debate.
Fala agora a amiga Lídia do blog " O Silêncio Culpado" :

1)Efectivamente nós vivemos em sociedades extremamente violentas e os próprios media são formas de violência. Poderemos contrapor que, em sociedades menos avançadas, a violência até é maior em certas manifestações mas são as sociedades industrializadas que, fomentando o individualismo e o salve-se quem puder, apresentam uma violência mais dura e crua, sem brechas na sua continuidade.
2) As escolas são palcos de competição, segregação e extravar de frustrações. Os professores estão impreparados, na sua grande maioria, para lidarem com esta realidade.
3) Penso que o leva à violência é a falta de amor, a baixa auto-estima, a desvalorização permanente do indivíduo que não corresponde a determinados padrões. Neste teatro de injustiça o ser humano perde-se, odeia, afunda-se. As características genéticas, em meu entender, pesam pouco face à pressão social a que o indivíduo está sujeito.
4) A prevenção é fundamental mas o poder não quer essa prevenção por a mesma implicar uma maior justiça social que não lhe interessa.

Segue-se o depoimento da Andreia, a minha jovem amiga de Mões:

Eu penso que violência sempre houve e sempre haverá. Claro que com a comunicação social sempre a bombardear-nos com tudo parece-nos que se calhar há mais violência...
Não acho que aconteça só nas escolas. Mas como agrupa muita gente, quem vai à procura de violência escolhe sítios com muita gente...
Penso que neste caso só pode ter sido alguma demência!
Para prevenir só mesmo com policiamento à entrada da escola. Quem é que adivinhava que um aluno ia entrar armado e fazer uma coisa daquelas?

2 comentários:

Andreia disse...

Tenho dito!

SILÊNCIO CULPADO disse...

António

Sou sempre a favor da prevenção. Se há aumento da violência é porque as condições sociais se deterioraram a vários níveis. É sobre as causas que se deve actuar e, por isso, importa identificá-las claramente. Mas com modelos de desenvolvimento falhados que podemos esperar?


Abraço