quinta-feira, março 26, 2009

Debate sobre a Violência 5


Continuo a publicar contribuições que me chegaram para o presente debate.
Hoje teremos aqui a Odele. É, como certamente quase todos os meus visitantes sabem, uma amiga que vive do outro lado do mar.
Reuno, neste post , dois textos que a Odele deixou na caixa de comentários, em dias diferentes, mas que se complementam.

Fico sempre chocada quando tenho notícias dessas tragédias causadas por violência. E confesso que ainda não entendi porque uma pessoa que demonstra ser calma de repente vira um predador e sai matando a torto e a direito.Muitas dessas pessoas tinham lares bem estruturados, com pai presente, mãe dedicada,avós carinhosos. Por que então?!
Por esses dias, assitindo à novela "Caminho das Índias," ouvi o Dr.Castanho, um psiquiatra, personagem vivido pelo ator Stenio Garcia que dizia:" A mente humana é muito misteriosa e algumas pessoas são muito frágeis emocionalmente. Podemos - dizia ele - fazermos uma analogia das pessoas com construções. Algumas são fortes e resistem à fortes vendavais, outras, são frágeis e quando pressionadas por qualquer situação, se quebram, se esfarelam, não aguentam o baque.
Pode ser que os protagonistas dessas tragédias sejam pessoas muito frágeis emoionalmente e perderam o controle de si mesmas. Pode ser.

Mas acredito que se houvesse um interesse maior por parte das autoridades, o problema mesmo que não fosse totalmente eliminado, poderia ser minizado.
Observo um grande descaso da polícia com relação à violência. E há também a polícia corrupta. Aquela que finge não ver o que se passa à sua frente.
Resumindo, acredito que uma polícia séria e preparada poderia diminuir muito os índices de violência seja em que lugar do mundo for.
Porque vamos entrar em fim de semana, altura em que coloco um post mais "ligeiro", retomarei o debate na próxima segunda-feira,com a publicação de mais algumas participações bem como o meu próprio texto de encerramento.

1 comentário:

Andreia disse...

Um bom dia para ti!