quarta-feira, março 25, 2009

Debate sobre a violência 3



Continuo a publicar opiniões sobre o tema que lancei para debate.

Hoje, vou publicar o depoimento de uma amiga que mora para lá do Atlântico. A Maray.

A violência é uma constante em meu país, como vc deve saber. Durante muito tempo falou-se em violência causada pela miséria e pela necessidade. Em constrastes sociais. No entanto, temos favelas enormes onde moram milhões de pessoas trabalhadoras e pacatas e altos escalões sociais onde a violência e o tráfico imperam.. Então não creio que seja isso.

Já tivemos o caso de um rapaz que entrou em um cinema cheio, estudante de classe média alta, de medicina, que disparou e matou várias pessoas. Por que? Sabe-se lá! Ataque psicótico, influência de filmes, sei lá!

Essas coisas- filmes violentos, exemplos de fora, armas na mão - sempre existiram. Acho mesmo que faz parte do ser humano o descontrole. Mas faz parte também do ser humano o conhecimento, a solidariedade, a humanidade. Saber dosar essas coisas dentro de cada um de nós é a questão. Exercer o auto-controle, o livre arbítrio, o exercício da responsabilidade é o desafio de cada dia e de cada um de nós. Porque vontade de sair matando, até eu já senti.

1 comentário:

Andreia disse...

Parece que no Brasil é perigoso.