quarta-feira, março 12, 2008

Uma ajuda do amigo da onça...

Quando andava na Faculdade de Ciências a tirar o meu cursito, tinha um colega cujo perfil se enquadrava no velho "amigo da onça", a imortal personagem criada pelo cartoonista brasileiro Péricles. Aliás, mesmo a sua aparência física, designadamente o rosto, se assemelhava bastante ao desenho.
Entre os seus tiques, estava a abordagem que fazia a quem estava, nervoso e tremelicante, à espera da entrada para um exame oral.
Então este embirrante colega, com voz mais ou menos sibilina e com um ar superior, fazia uma daquelas perguntas de algibeira, normalmente sobre os subterrãneos da matéria que pouca gente dominava. Mas ele, dedicava-se a "pescar" esses pontos obscuros, só para aterrorizar que já estava suficientemente ansioso.
Por exemplo:
-Sabes o que é uma crocidolite?
Normalmente, não se sabia e esse facto fazia acrescer o temor pelo sacrossanto chumbo.
Mas, uma vez, este "amigo da onça", detestado um pouco por toda a gente, até me foi útil.
Estava eu a cerca de meia hora da oral de Zoologia, quando o L. (o tal...) me inquiriu ao seu jeito:
- Mas tu sabes o que é o escafognatito?
A princípio , perante aquele palavrão atirei-lha uma resposta azeda do género:
-Olha lá. Vai mas é pentear símios!
E o L. afastou-se, com aquele risinho sarcástico que sempre exibia, quando a gente não sabia responder às perguntas que seleccionava.
Mas, porque, apesar de tudo, ele tinha conseguido abanar-me, lá peguei na "sebenta" (para quem desconheça o termo, direi que eram os apontamentos policopiados que se utilizavam para a aprendizagem) e gastei a meia hora que faltava para o exame a tentar descobrir o significado da tal "obscenidade".
E lá encontrei, num cantinho, a tal palavra e o que queria dizer.
E não é que, estando o exame naquela fase em que o professor ainda está com dúvidas sobre se o aluno se preparou convenientemente ou não, ouço:
-Então diga-me o senhor se sabe o que é o escafognatito.
E eu, exibindo o ar triunfal que Vasco Santana exibiu na "Canção de Lisboa" quando disse o que era o esternocleidomastoideo, lá lhe papagueei a resposta pretendida.
A partir daquele momento, senti que tinha a passagem no exame na palma da mão.
Foi a única vez que alguém terá agradecido a intervenção cínica do "amigo da onça L..
PS- Já estou a ver, alguns dos meus amigos e amigas, após a leitura deste post a irem ao Google para verem se crocidolite e escafognatito, realmente existem...
Vão ver que sim!

3 comentários:

Andreia disse...

Olha, foi bem feito para ele, pensava que te ia estragar o exame com os nervos e afinal até te ajudou!

Anónimo disse...

I want not acquiesce in on it. I think warm-hearted post. Expressly the title attracted me to review the unscathed story.

Anónimo disse...

Good brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.