quinta-feira, setembro 13, 2007

Perguntas

1 - O Dalai Lama está em Portugal, mas, apesar de ser o líder de uma confissão religiosa, tal como o Papa e Prémio Nobel da Paz, não é recebido pelo Presidente da República nem pelo Primeiro Ministro. A China é um vasto mercado a abrir-se ao Ocidente... Tem por lá uns problemazitos no que se refere a direitos humanos, mas...
Há quem chame a isto "pragmatismo político".
Mas, pergunto eu: a expressão "hipocrisia política" já não tem o significado que tinha?


2 - Hoje (Quarta-Feira), o Primeiro Ministro, a Ministra da Educação e mais uns quantos governantes andaram pelo país a distribuir mais umas dezenas de computadores e, desta vez, também a professores.
No entanto, ainda não estão abertas inscrições definitivas para os docentes se candidatarem às referidas máquinas, faltando, designadamente levantarem, nas suas escolas, um "voucher" com um código de validação, que, até ao momento, ainda não está disponível. O que estão abertos, são, "pré-registos" em duas das três operadoras que se envolveram no negócio, como se pode comprovar, por exemplo, aqui.
Mas, pergunto eu: se ainda não há inscrições definitivas (que terão de ser feitas neste local) os professores que surgem nas imagens a receberem os portáteis como é que apareceram ali? Serão também figurantes pagos, conforme aconteceu com a cena das criancinhas e dos quadros interactivos?
E, pergunto ainda:dado que os computadores e respectiva internet são comercializados pelas operadoras, será que os governantes, agora, também prestam serviços a entidades privadas, como distribuidores de produtos informáticos, ? Será um "ganchito" para comporem os seus tão magros proventos?

Sem comentários: