quarta-feira, maio 27, 2009

Parece impossível, mas há quem acredite...

Todos nós recebemos, quase diariamente, mensagens de correio electrónico, com apelos, avisos, denúncias, quase sempre acompanhadas pela palavra URGENTE e a solicitação para reencaminhar !
Na quase totalidade dos casos, essas mensagens veiculam informações totalmente falsas, alarmistas , trágicas.
Alguns exemplos (que já circulam há bastante tempo:
-A menina Maria Emília (ou outro nome), que desapareceu e os pais estão desesperados (exibe-se uma foto, sempre a mesma, de uma criança, que parece ter traços orientais). A última versão traz um nome e número de telefone de uma agência bancária de Braga. No entanto, no corpo da fotografia há um número de telefone completamente diferente e com ...dez dígitos.
- O vírus que vai destruir o disco rígido e que vem numa mensagem que diz "bom dia".
- O anestesista (na última versão é do hospital de Aveiro) que viola uma doente na sala de operações (são apresentadas fotos de ...uma câmara oculta...). Já viram alguma operação decorrer com uma única pessoa no bloco operatório?
- A campanha dos pijaminhas para o IPO (que já desmentiu, por diversas vezes o boato).
- O apelo para dádivas urgentes de sangue (nunca os hospitais usam esse meio nem, felizmente, nos tempos que correm há falhas graves...).
-"Avisos" de teor alarmista sobre assaltos feitos por gente de leste (para criar focos de xenofobia?) assinados por um tenente Alonso (na PSP não há tenentes;essa é uma patente militar...) do "Comado Central" do Porto (não existe tal comando; há sim o Comando Distrital do Porto). E nunca a polícia utilizaria correntes de mails para divulgar estes "apelos" quando tem meios muito mais eficazes para o fazer.
E a lista seria interminável.
Algumas destas histórias são tão evidentemente pueris que me espanta como alguns amigos que considero gente intelectualmente favorecida, reenvia estas coisas, sem reflectir um momento.
Ou sem fazer uma coisa elementar: uma breve pesquisa no Google, com palavras chave da mensagem. Quase sempre se conclui que a patranha já é velha.
Mas, o pior disto tudo, é que muitos destes logros, vão causar danos a terceiros. Quando estas mensagens trazem nomes de pessoas e números de telefone, que até são verdadeiros, tornam a sua vida num inferno, com as catadupas de telefonemas ou mails que desabam sobre si.
Enfim, na internet continua a circular muito lixo.

Sem comentários: