quarta-feira, abril 08, 2009

Lá como cá...

Sou geólogo de formação, embora nunca o tenha sido de profissão, já que enveredei pela carreira docente.
Mas sei como a geologia tem sido considerada como uma ciência de segunda, muitas vezes apenas dirigida à prospecção e exploração de riquezas minerais.
A intervenção prévia deste tipo de técnicos, por exemplo no estudo dos terrenos onde vão assentar construções, evitaria muitos desperdícios financeiros ou até preveniria a ocorrência de acidentes lamentáveis. Há muitos exemplos destes factos.

Na recente tragédia acontecida com o sismo em Aquila, mais uma vez, foi ignorado um aviso de um geólogo, que previu, semanas antes, "um grande terramoto " naquela região.
De seu nome Giampaolo Giuliani, investigador do Laboratório Nacional de Física de Gran Sasso, chegou mesmo a mandar carrinhas com altifalantes para a cidade que viria a ser atingida, pedindo à população que se retirasse dali.
O autarca local, bem como os responsáveis da Protecção Civil ficaram irados e apelidaram o cientista de "idiota", acusando-o de estar a provocar o pânico. Denunciaram-no, mesmo, à polícia, como sendo um "alarmista".
Lá como cá, há autarcas e outros responsáveis pela nossa segurança, que, do alto da sua boçal ignorancia, cometem actos verdadeiramente irresponsáveis, para não dizer criminosos.
E ainda têm a "lata" de aplicarem rótulos que a eles próprios servem como a ninguém.
Sim, porque, afinal, os idiotas são mesmo eles.

Sem comentários: