quinta-feira, junho 19, 2008

Dependências

Segundo um estudo do ISCTE recentemente dado a conhecer, 60% dos alunos mantêm os telemóveis ligados durante as aulas e 70% dizem mesmo que se não tiverem o telemóvel disponível, ficam extremamente ansiosos.
Hoje, li no jornal a opinião de especialistas que afirmam que os pais devem, desde cedo, intervir na educação dos seus filhos, no que se refere ao uso destes aparelhos e de outros utensílios de uso mais ou menos lúdico, tais como consolas de jogos e computadores.Para que façam uso deles de modo equilibrado e racional.
É claro que também me preocupa que os jovens estejam, cada vez mais cedo, a cairem neste tipo de dependências, digamos, tecnológicas.
No entanto, há que ser cuidadoso na análise destas questões.
De facto, de hoje em dia, quem se pode afirmar livre de qualquer dependência, deste tipo ou semelhante?
Eu, pecador me confesso.
Se esta maquineta que me permite, neste momento, arengar sobre esta problemática, pifa, fico logo pouco menos do que enraivecido.
Se o meu pópó avaria, já me sinto quase órfão.
E a televisão, o telefone, a máquina de lavar, o..., a... ???
É que a sociedade actual, envolve-nos num subtil círculo de necessidades imperiosas que, muitas vezes, só temos consciência que existem e são poderosas, quando, por algum motivo, elas deixam de poder ser atendidas.

1 comentário:

Andreia disse...

Lá isso é verdade, já viste se não tivessemos um simples frigorifico? Ou uma máquina de lavar roupa??