segunda-feira, maio 12, 2008

Debate "Amizades reais/amizades virtuais"- 6

Volto com o debate que aqui lancei há dias e que está na sua fase final.
Hoje divulgo um conjunto de participações que, nem por serem mais curtas e singelas, deixam de assumir importância. Até porque representam um "estar presente" que muito me sensibiliza.
Aos leitores habituais das "páginas " deste debate dispenso, desta vez,o discurso habitual sobre os comentários.


Andreia do Flautim
Eu acho que se podem criar amizades reais na internet e acho que na internet há de tudo como na vida real. Há os mais solitários que se refugiam lá, e há os que a usam como mais uma maneira de comunicar com os amigos. Eu acho que me incluo na segunda hipótese.
Zé Povinho
Podem ser bem reais.
Tudo depende das pessoas, mas essas são as mesmas que encontramos na vida real.
Isolamento? Talvez, mas há pessoas que a isso se prestam.
Frustrações? Bem eu gostava mais de ser rico, mas a saúde e a felicidade até hoje foram suficientes para eu viver relativamente contente com a minha modesta vidinha.
Thiago
Posso dizer-te que o mundo virtual já me ofereceu amizades e até amores duradouros. Não tenho qualquer preconceito em relação a esta nova forma de socializar e conhecer .
Manel
Tive vários conhecimentos virtuais que se materializaram em boas amizades nada virtuais!
A começar por ti...
Professorinha
Amizades virtuais são, muitas vezes, armadilhas... Outras vezes, fantasias...
Ando um pouco pessimista...

Grilinha
Comecei por usar a internet numa fase complicada da vida.A saúde traíu-me de um dia para o outro e fiquei presa em casa meses a fio.Aos poucos fui fazendo amizades nos chats.Hoje tenho um enorme grupo de amigos que nasceu no virtual e passaram ao real.Sempre que tenho de me afastar do pc e da net fico cheia de saudades dos emails e das noticias dos net_amigos.Para não me alongar mais;Eu abro as portas da minha casa aos meus net_amigos e tb os visito.
Addiragram
1- Umas nunca passarão de de fogos fátuos (como nos acontece ao longo da vida); outras têm "pernas para andar" e tornam-se relações sólidas.
2- o principal perigo poderá derivar de uma idealização que este tipo de comunicação facilita. Outros perigos serão aqueles que ocorrem em todas as relações.Admito, contudo, que pode haver situações em que a coberto do anonimato,se podem passar problemas complicados.
3-A internet pode combater o isolamento, mas pode tornar-se também um comportamento de natureza aditiva.
4- Não há um perfil. Contudo, admito que personalidades com dificuldades nos contactos sociais sejam mais predispostas a usar a net. A net aparece também como uma janela que se abre em determinadas circunstâncias de insatisfação pessoal. A net pode ser ainda um território acessível à construção de um espaço de criatividade que faz falta a todo o bicho humano.

Sem comentários: