terça-feira, outubro 03, 2006

Manenken-Pis

foto Peciscas
foto Peciscas
Há símbolos que o turismo promove a nível mundial, que vamos conhecendo através de imagens e que fantasiamos de modo algo abstracto. Depois, se temos a oportunidade de observar esses ícones, "ao vivo", somos, por vezes surpreendidos. Ou sofremos uma certa desilusão, ou, pelo contrário, a realidade é mais esmagadora do que a imagem prévia que dela possuíamos. Falemos, por exemplo, da Gioconda que, quando observada no Louvre, nos aparece como sendo uma pequena tela, sempre rodeada por centenas de turistas de máquinas em punho, quando a supúnhamos de muito maiores dimensões.
Recentemente, tive ocasião de ver, "in loco", o célebre Manenken-Pis, que é, nem mais nem menos, considerado como "cidadão honorário de Bruxelas". E deparei-me com uma pequena escultura, quase insignificante, de um menino fazendo chichi.
Ainda por cima, fica numa esquina de duas ruas algo estreitas onde se amontoam, aos encontrões, os tais turistas ávidos de levarem para casa, uma foto sua, com o referido cidadão em fundo.

Sem comentários: