sexta-feira, agosto 26, 2005

"SOUVENIRES 4"

FOTO pECISCAS
Este edifício, situado em Viena, é conhecido por "Casa Hundertwasser-Krawina".
Foi a primeira concretização das ideias do pintor austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000), neste caso, em colaboração com o arquitecto Josef Krawina.
O artista era contra um arquitectura funcional, de "linhas direitas".
Este edifício, constituído por um conjunto de 50 apartamentos, situado perto do centro de Viena, foi concebido como uma espécie de "castelo de conto de fadas", colorido e insólito. Cada um dos seus moradores tem direito a um espaço individualizado, que não se confunde com o dos vizinhos. Com os seus numerosos jardins suspensos, proporciona um constante contacto com a natureza.
Image hosted by Photobucket.com
A própria decoração, tanto exterior como interior, recorrendo,muitas vezes a fragmentos de mosaicos cerâmicos, nunca se repete, tendo sido, durante a construção, resultado da criatividade deixada aos próprios operários.
Image hosted by Photobucket.com
O mais curioso é que esta casa, foi destinada à chamada "habitação social".
Image hosted by Photobucket.com
No entanto, aquilo que os seus criadores pretendiam, a criação de um espaço onde um conjunto de famílas encontrasse a sua individualidade e a sua felicidade, acabou por ser, de algum modo traído pelo próprio carácter inovador da obra. Assim, dado que esta casa se tornou num dos locais mais visitados da Áustria, os actuais moradores são obrigados a conviver diariamente com uma multidão de turistas, que enchem a estreita rua onde se encontra a construção. O que, convenhamos, não torna a sua vida particularmente tranquila.

Image hosted by Photobucket.com

Sem comentários: