quarta-feira, junho 15, 2005

FICÇÃO, MAS NEM TANTO

Há pouco cruzei-me com uma imagem de uma telenovela nacional que mostrava uma cena passada numa pequena sala de aula, retratando uma prova de exame nacional, ao que parece, de 12º ano.
E o que se via?
Alunos sentados, dois em cada mesa, e uns atrás dos outros. Os professores "apelando" a que não copiassem... Mas havia auriculares de telemóveis e transmissões para o exterior.
Quem escreveu o argumento, ou nunca fez um exame ou, então, já se esqueceu que não é nada disto que acontece na realidade.
Isto sem falar numa série anedótica que não sei se já acabou, mas que pretendendo ser humorística, caricaturava de tal modo o clima de uma aula que raiava o obsceno.
Só que essa gente não se dá conta que, com os seus disparates, acaba por influenciar comportamentos dos jovens "da vida real" que tendem, por vezes, a reproduzir essas actuações telenovelescas. Com muito maus resultados, saliente-se.
Por outro lado contribuem para a formação de uma opinião pública que vai acreditando que tudo isso é mesmo o que acontece no dia-a-dia.
Talvez se possa chamar a isto, irresponsabilidade!

Sem comentários: