ESTA FIRMA FOI FUNDADA EM 31-12-2004.

sexta-feira, maio 29, 2009

Tudo é relativo...

Como acontece com muitas outras coisas, as noções de luxo e qualidade de vida, são muito relativas.
Para uns, viver luxuosamente é habitar uma mansão enorme, rodeada de grandes relvados, com uma marina privativa onde está ancorado um grande iate.
Ou, então, uma destas sumptuosas moradias no Dubai, com entrada directa nas praia.

Para outros, basta um pequeno quintal, com uma mesa para piqueniques, com um murmurante e manso ribeiro aos pés, na companhia de umas pachorrentas cabrinhas.
É o caso deste cidadão, que dispõe, nas traseiras da sua casa, destes equipamentos que, certamente para muitos serão ridiculamente modestos, mas que, para si, são um requinte de qualidade de vida que não dispensa.

foto Peciscas Comparem as duas imagens e digam-me lá se não há pontos de convergência.

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 29, 2008

Quinta das Freiras, um espaço a preservar

A Quinta das Freiras é uma pequena mas agradável zona verde situada no chamado centro cívico de Rio Tinto.
Confrontava-se como o rio que dá nome à cidade, antes de este ter sido aqui parcialmente entubado.

A designação de Quinta das Freiras é relativamente recente apesar de haver quem afirme que o nome pode derivar do facto de o terreno ter pertencido ao mosteiro que por ali existiu ou de nela passearem as freiras que o habitaram.

Por ali passo regularmente, quando faço a minha marcha diária.
À sombra de frondosas árvores, dá gosto caminhar.
Em pequenas mesas de pedra, pode-se comer um farnel.


Há um pequeno lago

Court de ténis

Recinto para jogar futebol e basquete



Mesa para "ping-pong"


Um pequeno parque infantil


Este recinto está razoavelmente conservado. Quase não se vê lixo pelo chão, sinal de que os utentes compreendem que a preservação deste espaço depende, em grande medida do comportamento de cada um de nós.

No entanto, há sempre manifestações marginais que seriam de todo dispensáveis.
Tais como os poluidores graffitti .



Ainda assim, não seria mau que os serviços respectivos cuidassem de esvaziar as papeleiras com mais assiduidade.



Mas, há gentalha para quem os equipamentos são para destruir e a luz incomoda, Por isso, como os morcegos, preferem viver na escuridão. Na parte mais escondida do recinto, não há um único candeeeiro intacto. Assim, à noite, a Quinta das Freiras torna-se num local a evitar..


Mas, no essencial, estamos perante um equipamento que, depois de anos ao abandono, está a cumprir uma missão de utilidade pública.

Por isso nele se deveria investir, no sentido de o melhorar e o tornar ainda mais aprazível.

Entretanto, alguns receios têm surgido, perante os planos de intervenção na zona, que poderão passar pela amputação maior ou menor deste espaço, designadamente para o alargamento da via férrea que passa ao lado.

Espero vivamente que não se caia nesse erro.

Quando tanto se fala na necessidade de se preservar o ambiente e de criar hábitos de vida saudáveis nas populações, não se pode pensar em destruir o pouco que há e que pode contribuir para a consecussão desses objectivos.

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 03, 2007

Recantos 6

Na grande cidade, vestígios abandonados de um passado não muito distante...


foto Peciscas

Etiquetas:

sexta-feira, abril 13, 2007

As minhas amigas

Embora não seja eu quem, fundamentalmente, se ocupa da sua saúde, estas amigas fazem questão de me cumprimentarem todos os dias, quando passo por elas.Mesmo que, nos dias mais cinzentos e frios, estejam meio adormecidas ou mesmo escondidas.
Mas, quando chega a Primavera, ei-las, com o riso rasgado, prontas para me saudarem, quando estou de partida para a grande confusão da cidade.
foto Peciscas
foto Peciscas

foto Peciscas


Etiquetas:

terça-feira, janeiro 09, 2007

Recantos 4

Jogos de sombras,luzes,névoas e mistérios, algures nas Antas, cidade do Porto.


foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas

Etiquetas: