segunda-feira, outubro 26, 2009

O Mundo é a casa de todos.

O que vou escrever tem muito a ver com alguns acontecimentos, mais ou menos recentes que me chegaram através da internet e não só. Em alguns casos (pelo menos dois), relacionados com gente amiga ou amiga de gente amiga.E que me deixaram algo apreensivo.
Vivemos num mundo que se torna gradualmente mais globalizado e multicultural, onde as fronteiras políticas , pouco a pouco, mais se esbatem.
Ou seja, o Mundo, vai-se tornando, cada vez mais "a casa de todos".
Por tudo isto, faz pouco sentido que se olhe para os outros (países, povos) com um sentimento de superioridade que não fica muito distante do chauvinismo.
Assim, senti, por aí, diversas manifestações (algumas até surpreendentes) desta atitude que leva a considerar como atrasados ou ignorantes, aqueles que, com base em pressupostos mais ou menos dogmáticos, consideramos menores do que nós.
Seria bem melhor que, em vez de se fazerem juízos de valor apriorísticos e infundamentados, se tentasse compreender a realidade social e cultural do povo que se critica, para não se cometerem tão injustos como grosseiros erros de apreciação.
É claro que, em todo o lado há gente boa, gente assim-assim e gente má. Em todo o lado, repare-se.
Temos um mundo inteiro para "por em ordem" de tão desarrumado que anda.
Mas isso não se conseguirá fazer, se persistirem sentimentos de superioridade de uns para com os outros.
É que, além do mais, há não muitas décadas, tivemos por aí um trágico exemplo de uma ideologia que afirmava a superioridade de uma raça e que conduziu a uma das maiores barbáries da História.

Sem comentários: