Quando ensinava matemática, procurava sempre que os meus alunos se apercebessem do enquadramento histórico de cada conceito que tinham de apreender.
Porque os novos conhecimentos, ao longo dos tempos, surgiram, na maior parte dos casos, por necessidades concretas do Homem.
Por que se inventaram, por exemplo, as fracções?
Porque os números de que se dispunha numa dada altura, os chamados "números inteiros", já não chegavam para exprimir quantidades não inteiras.
Tinha, então, uma cassete gravada, com uma breve história dos números, que os alunos ouviam com interesse.
Recentemente, encontrei no Youtube um vídeo que conta alguns aspectos dessa história.
Vale a pena dar uma vista de olhos.
Porque, quem não teve contacto muito aprofundado com estas coisas, poderá, eventualmente, aqui descobrir dados de que não se tinha apercebido.
Porque os novos conhecimentos, ao longo dos tempos, surgiram, na maior parte dos casos, por necessidades concretas do Homem.
Por que se inventaram, por exemplo, as fracções?
Porque os números de que se dispunha numa dada altura, os chamados "números inteiros", já não chegavam para exprimir quantidades não inteiras.
Tinha, então, uma cassete gravada, com uma breve história dos números, que os alunos ouviam com interesse.
Recentemente, encontrei no Youtube um vídeo que conta alguns aspectos dessa história.
Vale a pena dar uma vista de olhos.
Porque, quem não teve contacto muito aprofundado com estas coisas, poderá, eventualmente, aqui descobrir dados de que não se tinha apercebido.
1 comentário:
Nunca tive oportunidade de ver dessas coisas nas aulas de matemática!
Enviar um comentário