quarta-feira, dezembro 17, 2008

Não é vergonha ganhar dinheiro...

Há tempos, um dos nossos mais conhecidos comentadores políticos, a propósito das trapalhices em que se meteram alguns dos gestores de bancos que "deram bronca" e das grossas fortunas que rapidamente amealharam dizia:
-"Não é vergonha ganhar dinheiro".
Claro que não é vergonha ganhar dinehiro. Diria até que vergonha é haver tanto cidadão que não consegue, por mais que se esforce, ganhar o dinheiro suficiente para subsistir condignamente.
Agora há que dizer que existem muitas formas de ganhar dinheiro, designadamente "muito dinheiro". Quando se usam trapaças, artimanhas, habilidades, que passam pela especulação, pelo branqueamento, pela utilização de paraísos fiscais, aí, já deveria haver vergonha. Não para os habilidosos,que esses nunca terão escrúpulos, mas para aqueles que, vivendo honestamente, não saem da "cepa torta"
Cito, a propósito uma frase da Presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, Manuela Silva : " Há uma certa opinião pública que é mais complacente com as fraudes dos ricos do que com os abusos dos pobres".
Esta conhecida economista, acrescentava ainda, nesta entrevista (Público-RR-RTP2), que considerava que as grandes fortunas deveriam ser especialmente taxadas para apoio aos pobres.
É claro que declarações deste tipo, vão ser ignoradas e passar ao lado dos grandes comentadores económicos e políticos.
Mas não serão elas tão verdadeiras quanto justas?

1 comentário:

Andreia disse...

Sim, porque há várias maneiras de ganhar dinheiro, e algumas não são muito legais.