segunda-feira, dezembro 29, 2008

Afinal...

Na passada sexta-feira, fui até ao Porto, porque precisava de levantar uns exames médicos.
Ao atravessar a cidade, dei conta de que o trânsito estava anormalmente fluido, sem qualquer engarrafamento.
Por outro lado, ia verificando que a maioria dos estabelecimentos comerciais, das obras de construção civil e outras actividades do sector privado, estavam, na generalidade, paralizados.
Quando cheguei ao consultório onde esperava levantar os ditos exames, dei com o nariz na porta. Quer dizer que só na segunda-feira é que abriria, para voltar a encerrar no último dia do ano, retomando apenas a actividade plena no dia 5 de Janeiro.
Por que é que falo nisto?
Simplesmente pelo facto de haver por aí muita gente que insiste em fazer passar a ideia de que, só há pontes e fins de semana alargados no sector público.
Quando o Governo decretou a tolerância de ponto (mas neste caso abrangendo um só dia da semana de cada uma das festas) não estava só...
Como se comprova, também no sector privado existem estas benesses. Aliás, li algures, um empresário a dizer que era melhor conceder estas tolerâncias, porque a produtividade nesta época reduz-se drasticamente.
Devo acrecentar, como nota final, que, nesse dia, fui à Loja do Cidadão do Porto, onde há balcões de bastantes serviçõs públicos e, todos eles estavam a funcionar...

Sem comentários: