terça-feira, agosto 12, 2008

Hilariante, mas não muito...

Um destes dias, assisti a uma cena, que seria hilariante, se não prefigurasse uma lamentável, atitude de laxismo e de desperdício.
Um auto-tanque da autarquia, procedia à rega de árvores.
Até aí, tudo bem! Não é só plantá-las. É necessário cuidar delas.
No entanto, o processo utilizado era singular: por um pequeno tubo colocado lateralmente, jorrava água em abundância. O motorista, ia parando junto de cada árvore, molhava convenientemente o canteiro mas, depois, arrancava e só parava junto da próxima árvore. Entretanto, a água continuava a jorrar, regando ...o passeio. Um ajudante, seguia placidamente a pé, ao lado da viatura e só fechava a torneira, quando se chegava ao fim da via.
Numa altura em que, por todo o mundo, se alertam as pessoas para a necessidade de se preservar esse bem inestimável e precioso que é a água, constata-se que ainda há muito a fazer para evitar desperdícios estéreis e absurdos.

foto Peciscas
foto Peciscas

3 comentários:

Ray Gonçalves Mélo disse...

Oi Peciscas , caramba que desperdício!
Sabe as escolas aqui do Rio de Janeiro estão lendo esta carta em aula. Gostaria de partilharcom voce, que mostrou muita seriedade e amor a natureza neste post.
chama-se carta de alguém do futuro

###################################
«Estamos no ano de 2070, acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo de vida. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo-me de quando tinha 5 anos. Tudo era diferente! Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um duche de cerca de meia hora... Agora usamos toalhas com óleo mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.
Recordo-me que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais poderia acabar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber era de oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta enormemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no séc. XIX porque as redes de esgotos não se usam por falta de água. A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele ferida pelos raios ultravioletas, pois já não existe a camada de ozono que os filtrava na atmosfera.
Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela secura da pele, ma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficienbte intelectual das novas gerações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam como energia solar. Não são de boa qualidade, mas pode-se respirar. A média de idade da população é de 35 anos.
Em alguns países, ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército: a água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes.(...)
Advertia-se que havia que cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale quando eu era jovem, descrevo como os bosques eram bonitos, falo-lhe da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios, beber toda a água que quisesse, como as pessoas eram saudáveis... Ela pergunta-me: - Porque se acabou a água?
Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que acabou por destruir o meio ambiente ou que simplesmente não teve em conta todos os avisos! Agora, os nossos filhos pagam um preço alto e, sinceramente creio que a vida na Terra deixará de ser possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a Humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!»


Boa e linda semana para ti.
Ray

Secreta disse...

Este nosso "povo", ainda tem muito que aprender, e pensar!

Filipe Rodrigues disse...

Antes de levantar-mos este tipos de críticas severas, devemos, primeiro que nada questionar:
Que tipo de águas se estão a desperdiçar?
- Pluviais;
- Da companhia;
- Das Etars;
O desperdício é relativo!