ESTA FIRMA FOI FUNDADA EM 31-12-2004.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Dali no Porto

Fui há dias ao Palácio do Freixo, visitar a exposição "Dali no Porto" , que está prestes a encerrar.
Trata-se de uma mostra que reúne algumas centenas de trabalhos do célebre pintor catalão, com destaque para inúmeros trabalhos que ilustraram várias obras literárias e algumas esculturas.
Quando se fala em Dali, o que ressalta, com frequência, é a sua extravagância e teatrealidade de atitudes.
No entanto, é bem patente nesta exposição, que Dali é um artista fora-de-série, com uma técnica apurada. Em muitos dos seus trabalhos, até para um leigo como eu me confesso, é evidente a sua inegável capacidade para desenhar muito bem, designadamente no que se refere ao corpo humano.
Nesta exposição é também possível admirar o carácter multifacetado do seu talento, por vezes tocado por uma certa aura de loucura de que nunca se libertou. Mas sempre dando a ideia de que se tratava de uma "loucura controlada" ou mesmo procurada, talvez tendo em vista alguma intenção publicitária que contribuisse para uma maior procura das suas produções.
Uma outra nota que aqui gostaria de deixar, refere-se a excelente trabalho de recuperação do Palácio do Freixo, edifício que estava em ruínas e que surge agora restaurado, com aquilo que foi possível reaver deste monumento do século XVIII, com traça de Nicolau Nasoni.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Paulo Sempre disse...

Dali, essa figura...da arte «louca». É sempre interessante lembrar...o génio.
Abraço
Paulo

1:38 da manhã  
Blogger Andreia do Flautim disse...

Dali, lembro-me de falar dele na escola!

12:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home