segunda-feira, setembro 19, 2005

TODOS OS ANOS, PELO OUTONO...

Image Hosted by ImageShack.us
Acabam de sair as listas de colocações no Ensino Superior dos jovens que a ele se candidataram.
Estes são sempre momentos que esses jovens e seus familiares vivem com particular emoção e angústia.Há não muito tempo também houve cá em casa essa vivência. E há mais membros do clã a aproximarem-se desse degrau da escada da vida.
Para muitos, o resultado traz uma explosão de alegria.Mas, para bastantes, chega a frustração de se ver adiado ou até compremetido o concretizar do sonho.
Penso que este sistema de acesso precisa urgentemente de ser revisto, porque traz injustiças e incongruências para além de fomentar sentimentos nem sempre louváveis de individualismo e de egoísmo.
Há jovens que, por vezes impulsionados pelos pais, apostam tudo na entrada em determinado curso que é socialmente mais valorizado e, quando lá conseguem chegar, descobrem que se enganaram e que "não era aquilo que queriam". Ou, em sentido oposto,como último recurso, vão para um curso sem saídas profissionais.
E todos perdemos com essas situações.
De qualquer modo, e sem prejuízo de voltarmos a falar do assunto, o Peciscas aqui deixa os parabéns áqueles que conseguiram os seus objectivos e uma palavra de incentivo aos que ainda não o concretizaram, para que não desistam e voltem a tentar.

Sem comentários: