domingo, janeiro 02, 2005

UM PROFESSOR SALVA 100 VIDAS

A Tilly, miúda inglesa, vem nos jornais porque salvou a vida de uma centena de pessoas em Phuket, Tailândia, graças ao seu professor de geografia que lhe tinha adiantado umas peciscas sobre como agir no caso de um tsunami. Verdadeiramente, terá sido esse para já ignorado professor o salvador das cem vidas.
Esta menina de 10 anos tornou-se uma figura mediática devido a um conjunto de circunstâncias que sobre ela chamaram as atenções dos órgãos de comunicação. Mas, há certamente,um pouco por todo o lado, muitas tillys, muitas marias, muitos joões, que não chegam às páginas dos jornais, mas que ouviram um professor, uma professora, falar de coisas que lhes foram ou serão úteis, ou as livraram ou livrarão de complicações, ou, muito simplesmente, as ajudaram ou ajudarão a ser felizes. Por oposição, essas mesmas tillys, marias e joões, já ouviram professoras e professores, arengar durante horas sobre coisas que não lhes trarão nada de novo, nem de útil, nem de eficaz.
É nestes momentos que se torna ainda mais evidente que a Educação é decisiva quando se querem projectar, para os povos, para a Humanidade, melhores amanhãs. E que os professores e educadores têm um papel decisivo nesta tarefa. Conclusão que tem de deixar de ser óbvia e meramente retórica, para ser uma realidade verdadeiramente assumida.


Sem comentários: