segunda-feira, outubro 19, 2009

Queremos ter futuro?

O Presidente das Maldivas, num acto simbólico mas cheio de significado, convocou uma reunião do seu gabinete, realizada sob o mar, a quatro metros de profundidade.
Assim, pretendeu chamar a atenção para o aquecimento global do planeta e consequente subida das águas que, a não ser travado, submergirá o arquipélago das Maldivas constituído por 1192 ilhas (de que tanta gente ouve falar por ser um apreciado destino de férias).
E isso acontecerá até ao final do século (que é já ali...) a não ser que sejam tomadas medidas drásticas e urgentes para travar as emissões de CO2.
Em dezembro, em Copenhaga, vai decorrer um Congresso da ONU sobre o Ambiente, que poderá ser decisivo para o nosso futuro colectivo.
Serão as grandes potências mundiais que terão de ultrapassar as meras declarações "para a fotografia" e passarem aos actos efectivos e consistentes de defesa do ambiente.
Mas, nós, cidadãos anónimos, poderemos fazer algo. Quanto mais não seja, engrossarmos um largo movimento de opinião que pressione os decisores a ganharem consciência do dramatismo da situação.

No dia 24 de Outubro, o Movimento 350 promove um conjunto de actividades que pretendem, precisamente, sensibilizar esses decisores para que sejam tomadas medidas que permitam baixar o CO2 existente na atmosfera para 350 partes por milhão (actualmente são 390 partes), valor que ainda permite a reversibilidade da maior parte das alterações climáticas em curso.
Por isso, aderir a esta jornada será um acto que poderá ser importante, tendo em vista a defesa do futuro dos nossos descendentes e da humanidade em geral.
Para conheceres mais pormenores sobre esta iniciativa, vai aqui.

1 comentário:

Hugo de Oliveira disse...

Eu achei super interessante a atitude do presidente.

abraços

Hugo