sexta-feira, abril 07, 2006

Rio Tinto

foto Peciscas
Ainda um destes dias hei-de falar-vos, com um pouco mais de vagar, sobre os belos azulejos da estação ferroviária de Rio Tinto .
No tempo em que a então CP (hoje REFER) tinha orgulho nas suas estações, havia até concursos para distinguir as mais cuidadas. Eram promovidos pelo SNI (para quem não saiba, era o secretariado para a propaganda do regime salazarista).
Esta estação ganhou o prémio em 1943 e ainda ostenta o respectivo galardão:

foto Peciscas Hoje, após algumas obras algo apressadas, a estação está, quanto a mim, bastante descaracterizada e os referidos azulejos estão quase escondidos por painés acrílicos, anónimos e frios. Tive de fazer algumas acrobacias, para os conseguir fotografar.
foto Peciscas Esperemos que não apareça por aí um arquitecto "iluminado" que se lembre de dizer que aquela tralha azul está a mais e retire este património insubstituível.

Para já, há que notar que, existem "mentes brilhantes" que não perdem a oportunidade de deixarem a sua assinatura quando encontram uma parede branca. E, o resultado, como se vê, está ao nível daquilo que unicamente cabe nos seus diminutos cérebros...

foto Peciscas

Sem comentários: