terça-feira, setembro 05, 2006

TLEBS

Aqui há tempos, falando em questões relacionadas com exames, referi-me à Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, vulgo TLEBS.
Houve gente que me perguntou o que era isso.
Não sou especialista na matéria, mas sei que esta nova terminologia esteve em experiência e que , neste ano lectivo que está a começar, vai entrar em vigor, abrangendo os alunos dos 5º e 7º anos.
Desde meados do ano passado, que os meus colegas da área da Língua Portuguesa andam a frequentar acções de formação sobre este assunto e parece que as coisas não estarão ainda muito claras.
Pelos vistos, há uma série de denominações, na chamada gramática (usando este termo para simplificar) que permanecem, mas, muitas outras mudam de nome ou são ampliadas.
Vou tentar dar um ou dois exemplos, socorrendo-me de umas folhas que uma colega de LP me emprestou.
Assim,
dantes:
-entre as funções essenciais de uma oração os alunos tinham de detectar o sujeito;
agora há mais a saber:
-Sujeito:
Sujeito simples vs. sujeito composto
Sujeito nulo -sujeito nulo subentendido; sujeito nulo indeterminado;sujeito nulo explectivo.

dantes:
- no que se refere a advérbios, a classificação era esta:lugar; modo; tempo; afirmação; negação; quantidade; dúvida;exclusão;interrogativos.
agora: advérbio de negação; advérbio adjunto (adjunto de tempo;adjunto de lugar; adjunto de modo); advérbio disjuntivo; advérbio conectivo.

Ressalvo, nestes exemplos, algum lapso que esteja a cometer, por, como já disse, não ser esta a minha área profissional. Colegas que por acaso venham aqui ler este texto e queram corrigir algo do que estou aqui a dizer, estejam,portanto, à vontade.

De qualquer modo, quem quiser conhecer,um pouco mais a fundo, esta questão, pode aceder aqui à portaria que criou a TLEBS, em 2004

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