segunda-feira, junho 06, 2005

ONDE IRÁ PARAR A DESCIDA DA NOSSA AUTO-ESTIMA?

Image hosted by TinyPic.com Não há dia em que não surja, nas manchetes dos jornais ou nos grandes títulos dos noticiários, o anúncio de mais uma medida restritiva, de mais um aumento de preços, de mais uma retirada de um direito.
Bem me parece que, com tudo isto, a auto-estima nacional vai indo pelo cano de esgoto.
Muito embora nos tenham dito que não se iria repetir o discurso "da tanga", o que é certo é que nos aparece um retrato tão dramático do país, que os cidadãos começam a pensar que Portugal não tem solução.
E quando este sentimento se instala, a confiança da população esvai-se e a recuperação torna-se muito mais difícil. Porque se começa a pensar "isto já não vai lá" e então entra-se no reino do "salve-se quem puder"! E cada um a deixar os sacrifícios para os outros e a tentar resolver a sua vidinha.
Onde é que está, então, a mobilização geral para o esforço colectivo de reconstrução da economia? Mas com todos a participar. Não só os "cristos" do costume?
Porque, como dizia um meu amigo esta manhã, eu até estarei disposto a comer palha a todas as refeições, se o meu vizinho também a tiver de comer.Image hosted by TinyPic.com
Agora quando se vê apontar a dedo "culpados" pela situação a que o país chegou, e só a esses é que são retirados os chamados "direitos adquiridos", custa mesmo a engolir! Por mais declarações que se façam a clamar que todos vão ser envolvidos nos tais sacrifícios.
Por isso, repito, será com este clima que se está a instalar, que iremos, de uma vez por todas, sair da crise?
PS -Mais ou menos a propósito, se ainda o não fizeram, não deixem de ir ler este manifesto anti-jardim publicado no "Eroticidades" e da autoria do Encandescente. Está simplesmente genial e delicioso.

Sem comentários: