Mostrar mensagens com a etiqueta fotos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fotos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, novembro 13, 2009

Uma decoração viva

foto Peciscas
Acho que já vos disse que, actualmente, não tenho nenhum animal doméstico. Mas sou diariamente visitado por alguns bichanos que, usando do conhecido espírito de independência bem própria destes animais, não reconhecem muros, portas ou outras quaisquer barreiras.
Um destes dias, ao chegar a casa, deparei-me com destes "amigos" que achou por bem quebrar a eventual monotonia da fachada, postando-se no pilar, mesmo acima do número da minha porta.
Achou que ficaria bem ali.
Há quem ponha leões, águias, cães, dragões, de louça, de metal...
Mas, naquele dia, àquela hora, eu podia dar-me ao luxo de ter um elemento decorativo vivo, animado e imponente.
Fotografei, para que conste em memória futura.
E pronto... Já ficam a saber que moro no nº 31...

sexta-feira, novembro 06, 2009

O homem põe, a Natureza dispõe...

foto Peciscas
A Natureza não quer saber se estraga estéticas ou danifica construções.
Estas plantinhas, por exemplo, consideraram que naquela parede recentemente construída, tinham as condições ideiais para se instalarem e desenvolverem.
Vai daí, as suas sementinhas vieram pelo ar e lá descobriram maneira de germinar.
E ali estão numa demonstração de irreprimível liberdade.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Letreiros 17

foto  Addiragram A presente edição da série "letreiros" é composta apenas por uma imagem.
Por uma razão: trata-se de uma foto que a amiga Addiragram teve a gentileza de me oferecer.Este divertido, sugestivo e original documento foi obtido pela amiga, numa das suas muitas deslocações à vizinha Espanha.
Quando passava por uma das ruas de Gijón, a Addiragram deparou-se com este cartaz que chama a atenção dos munícipes para o problema dos cocós caninos (já aqui temos falado disso), de uma forma particularmente apelativa. Então, lembrou-se dos letreiros que aqui vos vou deixando e remeteu-me a imagem.
O meu muito obrigado à autora da foto.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Coisas simples...

foto Peciscas
foto Peciscas Na auto-estrada A4, aqui bem perto, estão a colocar barreiras acústicas para proteger os moradores mais próximos, do intenso ruído que sempre se origina em vias de grande circulação como esta.
E digo-vos, por experiência directa, que esta é uma solução bem eficaz.
Neste caso, as barreiras são transparentes, de molde a, quem circular na estrada, não fique emparedado, sem vista para a paisagem circundante.
Mas quem planificou o equipamento, teve mais um cuidado. Como a zona ainda conserva bastantes características rurais, circulando por aí bastantes aves, foram colocadas, nas placas, silhuetas de pássaros voando, procurando evitar, desse modo, que haja colisões com os painéis, desses animais voadores, que certamente os deixariam em muito mau estado.
Ao fim e ao cabo, há coisas aparentemente simples que podem evitar inúteis perdas de vidas. Basta ter alguma preocupação nesse aspecto e usar um pouco da massa cinzenta com que a Natureza nos dotou.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Se é de borla...

Uma boa parte dos nossos concidadãos pela-se porque alguém lhe faça chegar às mãos seja o que for por que não pague um cêntimo.
Por isso, logo que lhe acenem com qualquer produto que seja oferecido, aí está uma fila de gente ansiosa por não perder a oportunidade.
Foi assim, há dias em Santa Catarina, aqui no Porto.
E foi assim, há anos, ali na Praça da Liberdade, onde uma conhecida marca de aperitivos franceses destribuía copinhos da sua bebida (por sinal nada ao gosto português).
Então, um homem que passava, perguntou a um seu conhecido que já estava de copo na mão:
-Ó pá. Que é isso que estão aí a dar?
Resposta:
- É uma bebida francesa.
- E isso é bom?
-Ó pá, é uma m.. . Mas como é de borla...

foto Peciscas
foto Peciscas

sexta-feira, setembro 18, 2009

Um novo concurso?

Esta é uma das vias mais movimentadas de Gondomar.
Por ali passam, diariamente, milhares de automóveis.
Existam diversas placas a definir o limite de velocidade máxima em 50 km/h.
Mas, quem o respeita?
Penso mesmo que, naquele local, está aberto um concurso chamado "Quem é capaz de acertar no poste?"
De facto, percorrendo aquela zona, são diversos os vestígios de hábeis condutores que conseguiram mesmo a façanha de irem fazer uma festinha, mais ou menos amorosa, a um dos muitos candeeeiros que iluminam a via.
Podem crer que não há semana em que um novo exemplar (ou mais)não venha acrescentar-se à vasta colecção de postes amassados, empenados, estropeados.
Sem contar com os muitos que já foram substituídos ou reparados.
Aqui vos deixo uns quantos exemplos.
Enfim, há por aí condutores que, pela sua perícia, bem mereceriam pilotar na Fórmula I (reparem que usei a letra I- de ... escolham vocês o epíteto...)
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas

quinta-feira, setembro 10, 2009

Lotação esgotada?

foto Peciscas No meio desta "selva" ainda sobrará espaço para mais um cartaz, mais uma placa ?

quarta-feira, setembro 09, 2009

Uma questão de transparência...

Costumam por aí dizer que a política deve ser "transparente".
Será por isso que um original vandalizador de propaganda eleitoral, resolveu fazer o recorte que a minha foto documenta?
Assim, o menos que se poderá dizer deste candidato é que é um político tão "transparente" que se pode ver para além da sua cara.
Já agora: o nome do homem não vos é estranho, pois não?
Sim, é mesmo esse, o que foi corrido da DREN por ter dito uma graçola a propósito da "licenciatura na hora" do nosso Primeiro.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Sem problemas...

foto Peciscas Ali ao lado, máquinas e homens, numa azáfama constante, vão edificando um novo troço do Metro.
Mesmo em frente, uma concorrida via de comunicação, sempre pejada de trânsito, não concede um segundo de silêncio.
Bem perto, amontoados de cartazes de propaganda eleitoral, quase não deixam espaço para a vista alcançar outros horizontes.
Indiferentes a tudo, ao ruído de máquinas e homens, alheios a politiquices, estas duas criaturas, apenas têm uma preocupação: armazenar a maior quantidade possível de erva, para garantirem a incontornável subsistência.
Fora de quaisquer problemas existenciais ou metafísicos.
Quantas vezes as não invejamos...

quarta-feira, agosto 12, 2009

Aqui, não há crise...

A crise pode andar por muitos lados. Mas, pelos vistos, não atinge as máquinas de propaganda eleitoral, a avaliar pela profusão de cartazes que por aí se vêem...
Ora apreciem um breve exemplo que recolhi há dois dias junto de uma rotunda por onde costumo passar.
Olhem e contem...foto Peciscas

terça-feira, agosto 04, 2009

Amoras silvestres

foto Peciscasfoto Peciscas Estas amoras silvestres com que me deparo num dos locias por onde passo nas minhas caminhadas diárias trazem-me evocações.
Recordam-me as épocas dos inícios da Humanidade, onde as populações eram essencialmente colectoras, vivendo sobretudo dquilo que a terra produzia expontaneamente.
Recordam-me os meus tempos de menino, quando as apanhava, quentes, cheias de pó, mas que saboreava com deleite, doces e sumarentas.

sexta-feira, julho 24, 2009

A crise passa-me ao lado...

Como a crise não toca a todos e porque achei que era altura de investir numa certa qualidade de vida, eis a minha última aquisição.
Com este barquito vou poder aventurar-me por esses oceanos fora, revivendo as façanhas dos nossos antepassados nevegadores.
foto Peciscas Mas, como uma coisa destas não se traz propriamente debaixo do braço, tive de também de me equipar com o respectivo meio de transporte que me permitirá levar a embarcação para onde quiser.

foto PeciscasNão adianta ficarem por aí a roer-se de inveja.
Isto é só para quem pode...

sexta-feira, julho 17, 2009

História de um pêssego

Acompanhar a Natureza , na sua permanente e paciente evolução é algo que sempre me fascinou. Como se comprova com a série de imagens que aqui vos deixo, através das quais fui registando as diversas fases do pessegueiro que tenho no meu pequeno jardim, ao longo dos meses mais próximos.

Primeiro, apareceram as flores, coloridas e delicadas.

foto Peciscas Depois, a fecundação. Cumprida a sua missão, as flores murcham e fenecem.


foto Peciscas Em breve, já se consegue adivinhar o fruto que aí vem.

foto Peciscas O tempo passa e ele vai crescendo.


foto Peciscas Começa a ganhar cor.

foto Peciscas Até que que chega a altura em que começa a estar pronto a ser colhido.
E, finalmente, chega à mesa, para ser saboreado por quem o aguardou.

V Colorido, perfumado, saboroso.

V
Resta-me acrescentar que, este ano (primeira vez que a árvore frutificou) a produção não foi propriamente volumosa: apenas colhi...5 pêssegos.
Esperemos que, para o ano, com o fim da crise, a colheita dê para repartir com os amigos.

sexta-feira, junho 26, 2009

Parei para admirar

foto Peciscas
Como já sabem, gosto muito de flores (quem não gosta), mas nem por isso sei chamar pelo nome muitas delas.
Mas esta conheço bem.
É uma bela e imponente Buganvília.
Pelo porte, já terá uns anos.
Pelo porte e pela sumptuosidade dos seus ramos e flores, mostra que alguém a tem cuidado com carinho e respeito e sentirá, certamente, algum orgulho em saber que, quem passa por ali, pare uns instantes para a admirar. Como eu fiz um dia destes.

segunda-feira, junho 01, 2009

Estive lá...

Como nunca tinha visto, lá fui...

foto Peciscas
foto Peciscas Não é verdadeiramente basquetebol, não é competição. É mais circo...
foto Peciscas
foto Peciscas Com uma encenação e um argumento cuidados ao pormenor
foto Peciscas Um espectáculo à americana, com "gags"para todos os gostos
foto PeciscasEvidentemente que os artistas são bons naquilo que fazem...
foto Peciscas Mas estão ali para divertirem o público...foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas E, claro, para venderem o "produto"
foto Peciscas
Fui lá, porque nunca tinha visto e queria saber como era.
Mas confesso que estava à espera de um pouco mais.
Será que esta "companhia" já teve melhores dias?
De qualquer modo, se voltarem, não penso repetir a dose...

terça-feira, maio 26, 2009

IV Grande Corrida de carros artesanais não poluentes

foto Peciscas Realizou-se, mais uma vez, aqui bem perto.
Com carros de todos os modelos, dos mais simples aos mais elaborados.

foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas Com concorrentes de diversas gerações.
foto Peciscas
foto Peciscas Houve velocidade e emoção.

foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas Infelizmente, também aconteceram acidentes que, em dois casos, obrigaram à evacuação para o hospital.

foto Peciscas
foto Peciscas Uma modalidade interessante mas não isenta de riscos.